No mundo dos carros híbridos, a sigla determina muito o que você terá debaixo do capô. Entre os modelos HEV, PHEV, MHEV e REEV, qual o melhor tipo de carro híbrido? Depende do seu uso. Por isso, confira o que cada um dos tipos significa.
HEV

O tipo de carro híbrido que menos te dará trabalho é o HEV. Afinal, ele é o chamado híbrido tradicional, onde combina um motor a combustão com um elétrico. Só que todo carregamento do sistema elétrico é feito pelo próprio motor a combustão ou pelo sistema de freio regenerativo.
A bateria, no caso dos modelos HEV, é geralmente pequena, porque o motor a combustão é a estrela do conjunto. Ou seja, o motor elétrico mais auxilia o combustão, mas ele consegue movimentar o carro sozinho, ao contrário do MHEV que não pode ser considerado híbrido. Exemplos de carros híbridos HEV: Toyota Corolla Hybrid, GWM Haval H6 HEV2 e GAC GS4.
PHEV

Meio do caminho entre um carro a combustão e um elétrico, os carros híbridos PHEV usam motor a combustão em conjunto com um sistema elétrico mais parrudo. Enquanto nos HEV a autonomia elétrica é minúscula e sempre auxiliando o motor a combustão, nos PHEV a autonomia somente na eletricidade pode passar de 100 km.
A ideia aqui é usar o motor elétrico como protagonista em algumas situações (como cidade e velocidade constante) e o motor a combustão assume o papel principal em outras (como estrada e acelerações mais fortes. O motor a combustão, em algumas situações pode funcionar como gerador de energia para o motor elétrico e só ele movimentar as rodas.

Exemplos de carros híbridos PHEV: GWM Haval H6 PHEV34, BYD Song Pro, BYD King, Jaecoo 7, Porsche Panamera E-Hybrid, Audi Q5 eTFSI, Jeep Grand Cherokee 4xe.
REEV

Tecnicamente um carro REEV é um elétrico com extensor de autonomia, não um híbrido de verdade. Isso porque o motor a combustão não movimenta as rodas de maneira alguma. Ele só está presente para gerar energia para o sistema elétrico quando as baterias esgotam suas cargas. Nesse tipo de carro, o sistema a combustão é bem mais eficiente.
Exemplos de carros REEV: Leapmotor C10, Nissan Kicks e-Power.
MHEV

Apesar de ser considerado por alguns órgãos como híbrido, um carro MHEV não é híbrido de verdade. Isso porque, para ser considerado um carro híbrido, o motor elétrico precisa movimentar as rodas sozinho, coisa que esse tipo de automóvel não consegue. O sistema semi-híbrido MHEV é, na realidade, uma evolução natural que todo carro terá.
Ele consiste em substituir o motor de partida e o alternador por um pequeno motor elétrico que não movimenta as rodas sozinho. Ele apenas reduz o esforço do motor a combustão diminuindo emissões e consumo. Exemplos de carros semi-híbridos MHEV: Fiat Pulse Hybrid, Fiat Fastback Hybrid, CAOA Chery Tiggo 5X Hybrid, CAOA Chery Tiggo 7 Hybrid e Kia Sportage.
Qual tipo de carro híbrido você prefere? Conte nos comentários.



MHEV é igual composto lácteo, mistura láctea e soro de leite sabor doce de leite. Se eu fosse o governo proibiria de ser usar a palavra híbrido pra esses veículos. É uma clara violação ao direto do consumidor.
Quero um carro híbrido que me traga economia e versatilidade pra pegar uma estrada. Não me interessa falsos híbridos ou eletrico com pouca autonomia.
Porque tanta nomenclatura diferente
Devia ser mais intuitivo
Precisa fazer curso pra entender tudo isso
Ótima reportagem.
Faltou dizer apenas que o PHEV tem carregamento plugin, por isso o P.
E que também tem um grande acréscimo de peso, em razão de uma bateria bem maior que a do HEV, meu preferido. Tenho um Honda Civic HEV, fantástico.
O cabe no meu sonho e na garagem no meu bolso que por sinal só tem 10.000. platinha e um Siena flex 2010 único dono com esses valores deles vou e comprar uma 🛵 sem imposto e sem IPVA 😞 brincadeira a parte fiat fastback o meu preferido