Recentemente revelamos aqui a lista dos dez carros mais potentes à venda no Brasil. Mas e o outro lado da moeda? Quais são os modelos menos potentes disponíveis em terras nacionais? A lista é dominada por modelos 1.0, mas há casos também de carros com motores maiores e ainda assim pouco potentes.
Vale ressaltar que alguns desses carros ainda não foram adequados aos novos protocolos do Proconve L7, o que pode alterar a potência final no ano que vem.
Effa K01 – 53 cv
Effa K01 [divulgação]Alguém se lembra que a Effa ainda existe no Brasil? Além da CAOA Chery, JAC e BYD, a Effa vende diversos carros chineses de montadoras diferentes no país. E é dela o título de modelo menos potente com a picape K01 com seu motor 1.0 de 53 cv e 7,7 kgfm de torque.
JAC E-JS1 – 62 cv
JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]Assim como o Porsche Taycan era o único elétrico entre os carros mais potentes do Brasil, o JAC E-JS1 representa os movidos a bateria na lista dos com menos cavalos. Apesar dos 62 cv apenas, ele tem torque de 15,5 kgfm, que é equivalente a um motor 1.4 turbo.
Renault Kwid – 70 cv
Renault Kwid Zen [Auto+ / João Brigato]Com mudanças programadas para o próximo ano, incluindo motor mais potente, o Renault Kwid é o primeiro nacional da lista. Com seu 1.0 três cilindros, ele também é o primeiro flex a figurar por aqui. O torque de 10 kgfm, no entanto, não é o menor da lista.
Fiat Grand Siena, Mobi e Uno – 75 cv
Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]
Fiat Uno Attractive [divulgação]
Fiat Grand Siena [divulgação]
Compartilhando o motor 1.0 Fire quatro cilindros aspirado, os irmãos Grand Siena, Mobi e Uno da Fiat figuram em quarto lugar. Vale destacar que o Siena sai de linha na virada do ano, assim como o Uno. Contudo, o sedã não terá edição de despedida como o hatch. O motor de 75 cv e 9,9 kgfm fica no Mobi, mas pode mudar os números para se adequar ao Proconve L7.
Fiat Argo – 77 cv
Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]Atualmente único Fiat com 1.0 três cilindros Firefly aspirado, o Argo emprestará ao seu irmão Cronos o motor no ano que vem. Até lá, no entanto, ele pode passar por mudanças para se adequar à nova lei. Nos números, contudo, entrega 77 cv e saudáveis 10,9 kgfm de torque.
Effa V21, V22 e V25 – 78 cv
Effa V21 [divulgação]Olha a Effa aqui de novo! Mas dessa vez com as vans e furgões pequenos V21, V22 e V25. Esse trio é o único aqui presente só não é o único a não contar com motor 1.0 por causa do Suzuki Jimny e do elétrico JAC E-JS1. São 78 cv providos por um 1.3 que ainda tem 10,5 kgfm de torque.
Chevrolet Joy e Joy Plus / Hyundai HB20 e HB20S – 80 cv
Chevrolet Joy (divulgação)
Chevrolet Joy Plus (divulgação)
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20S (divulgação)
Escolas diferentes, mas potências iguais. Os antiquados Chevrolet Joy e Joy Plus (que devem sair de linha na virada do ano), usam motor 1.0 quatro cilindros. Já os irmãos HB20 e HB20S da Hyundai, que serão reestilizados em breve, usam um três cilindros. Nos Hyundai o torque é de 10,4 kgfm, enquanto os Chevrolet entregam 9,8 kgfm.
Chevrolet Onix e Onix Plus / Renault Sandero e Logan – 82 cv
Renault Sandero GT Line [Auto+ / João Brigato]
Renault Logan [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Onix e Onix Plus [divulgação]
Em momentos diferentes de suas carreiras, os Chevrolet Onix e Onix Plus contam com motor 1.0 três cilindros tal qual seus rivais Renault Sandero e Logan. Os quatro entregam 82 cv, mas o torque dos franceses é de 10,1 kgfm conta 10,6 kgfm dos modelos da GM.
Suzuki Jimny – 85 cv
Suzuki Jimny (divulgação)
Único SUV da lista, o Suzuki Jimny entrega apenas 85 cv e 11,2 kgfm de torque. Contudo, entre os carros da lista, somente ele é capaz de encarar uma forte trilha off-road e passar por ela sem a menor dificuldade.
Fiat Fiorino – 86 cv
Fiat Fiorino 2022 [divulgação]Dos carros da Fiat com motor 1.4 Fire, somente o novo Fiorino tem o novo acerto para atender ao Proconve L7. Nesse novo layout, o furgão entrega 84 cv e 12,2 kgfm de torque. Com o mesmo motor, mas sem a adaptação para a nova lei, Siena e Strada ficam em 11º lugar e não entram na lista dos carros menos potentes à venda no Brasil.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.