Ao vivo
Home » Curiosidades » Por que nunca mais teremos Chevrolet Astra, Corsa e Vectra no Brasil?

Curiosidades

A culpa é da Stellantis

Por que nunca mais teremos Chevrolet Astra, Corsa e Vectra no Brasil?

Apesar de serem carros amados pelos brasileiros, nunca mais teremos os Chevrolet Astra, Corsa e Vectra

3 min de leitura

Carros emblemáticos e importantes para o mercado brasileiro marcam a história. Tanto que muita gente sente saudade e nostalgia, desejando que esses veículos retornem ao nosso mercado. Mas, modelos da era de ouro da Chevrolet como Astra, Corsa e Vectra nunca mais voltarão. Ao menos como Chevrolet não.

Isso porque os nomes Corsa, Astra, Meriva, Zafira, Vectra, Kadett e Omega pertencem à Opel, que não é mais parte da General Motors há quase 10 anos. A Opel fez parte da GM de 1929 a 2017. Ela foi a primeira marca europeia adquirida pelo grupo da Chevrolet e, em alguns países, as duas marcas trabalharam quase que intimamente.

Aqui no Brasil, muitos carros da Chevrolet eram, na realidade, modelos desenvolvidos pela Opel e vendidos com a gravata dourada. Inclusive nos anos 1990, os modelos da Chevrolet tinham logotipo da gravata inseridos em uma bola para ficar mais fácil adaptar espaços de emblemas Opel para Chevrolet.

Chevrolet Corsa [divulgação]
Chevrolet Corsa [divulgação]

Com isso, tivemos modelos da época da ouro da Chevrolet do Brasil como Corsa, Astra, Omega, Vectra, Meriva e Zafira, todos oriundos de projetos Opel. Ainda que, de todos esses, somente a Meriva foi desenvolvida aqui e aproveitada pelos europeus, enquanto o restante dos modelos teve participação da GM do Brasil no desenvolvimento.

Mas nunca mais teremos esses Chevrolet?

A grande questão é que todos esses nomes importantes pertencem à Opel e, desde 2017, a Opel não é mais da Chevrolet. Primeiro ela foi adquirida pela PSA, depois foi incorporada à Stellantis em 2021 quando os grupos PSA e FCA se juntaram. Com isso, Fiat e Peugeot são dona dos nomes dos carros mais emblemáticos da GM no Brasil.

Chevrolet Meriva [divulgação]
Chevrolet Meriva [divulgação]

Só há uma chance de termos Corsa ou Astra no Brasil novamente: caso a Stellantis resolva vender a Opel no Brasil. Mas, como o grupo ainda está reestruturando as francesas e acabou de trazer a chinesa Leapmotor para cá, não há espaço, ao menos por enquanto, para que uma nova marca seja introduzida – ainda mais uma marca redundante à Peugeot.

Outros modelos importantes como Omega, Vectra e Meriva já se tornaram nomes enterrados. Zafira ainda sobrevive, mas nada mais é do que a versão de passageiros da Fiat Scudo sendo vendida pela Opel com uma pegada um pouco mais luxuosa. Portanto, como Chevrolet, esses nomes nunca mais poderão ser usados.

Chevrolet Omega CD 4.1 [Foto: Divulgação]

Você teria um modelo clássico da Chevrolet na garagem? Ou prefere que a Opel venda seus carros no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar