Home » Curiosidades » Quais são os carros mais antigos em produção no Brasil?

Curiosidades

Aposto que você não sabia

Quais são os carros mais antigos em produção no Brasil?

Apertem os cintos e preparem-se para a viagem no tempo. Vamos conhecer os cinco carros mais antigos em produção no Brasil

4 min de leitura

O Auto+ apurou, correu atrás e pesquisou bastante. Agora, nós vamos te contar quais carros são os mais antigos em produção no Brasil. Aliás, todos os modelos que aparecerem nessa lista, são veículos que não pararam de serem montados desde que estrearam por aqui. Eles enfrentaram diversos momentos do país, mas sempre continuaram firmes e fortes e hoje são veteranos e até queridos em seus respectivos segmentos.

Vale ressaltar que a lista é composta por carros que mudaram de geração e foram reestilizados. Não modelos que estão na mesma geração ou formato há mais tempo. Com isso, a longevidade é ainda maior.

Fiat Fiorino – 45 anos

Em primeiro lugar temos o comercial leve da marca italiana. A Fiorino pode ser considerada como o carro mais responsável desta lista, já que vai completar quase meio século de produção brasileira em breve. No entanto, bem no começo de sua vida, ela era derivada do hatch compacto 147 e tinha estilo mais quadradinho. Desde 1980, ela é produzida em Betim, Minas Gerais e se tornou o veículo comercial leve mais vendido do país, superando seu maior rival: o Renault Kangoo.

Mitsubishi L200 – 33 anos

Um dos carros mais antigos em produção no Brasil é a caminhonete média japonesa. Sua produção local começou em 1992, em Catalão, Goiás. Desde então, ela ganhou novas gerações e mudanças pesadas. Nos anos 2000, ganhou o sobrenome Triton e viu sua categoria começar a crescer. Desde sempre, enfrentou rivais como Toyota Hilux. Há pouco tempo, ganhou mais uma geração em sua trajetória e abandonou a nomenclatura L200 para ser apenas Triton. Ou seja, a história da L200 deve acabar em breve.

Chevrolet S10 – 30 anos

Outro dos automóveis mais antigos em produção no Brasil e que sopra velinhas este ano é a caminhonete média S10. Veterana do segmento, ela foi apresentada aos brasileiros em 1995 e segue sendo montada em São José dos Campos, interior de São Paulo. Atualmente, ela possui diversas versões em seu portfólio, pode ter cabine dupla, simples ou carroceria chassi. Usa motor 2.8 de 207 cv e tem parte de R$ 272.890.

Toyota Corolla – 27 anos

Um dos veículos com mais anos de produção no Brasil é o sedan médio japonês. O Corolla começou a ser fabricado em solo brasileiro em 1998, na planta de Indaiatuba, interior de São Paulo. De lá, saíram diversas gerações do rival do Honda Civic. Inclusive, ele é o único veículo híbrido convencional montado no Brasil, mas isso deve mudar em breve com novos veículos com esta tecnologia sendo apresentados. Seu preço inicial é de R$ 167.590 na versão GLi.

Citroën C3 – 21 anos

Por fim, o carro mais antigo em produção no Brasil desta lista é o hatch compacto francês. Sua primeira unidade montada em solo nacional saiu da linha de produção há mais de 20 anos. Ele é sempre produzido em Porto Real, uma região do Rio de Janeiro. Na primeira geração, tinha aspecto mais arredondado e hoje tem visual quadradinho. Um dos destaques atuais é o uso do motor 1.0 turbo flex de 130 cv na versão You!.

Você sabia que esses modelos são os mais antigos e que nunca tiveram produção interrompida no Brasil? Conte nos comentários


YouTube video

1 comentário em “Quais são os carros mais antigos em produção no Brasil?”

  1. Pedro Estevão

    Acho que o C3 deveria estar fora da lista pelo fato de que em 2021 a 2022 ele não foi produzido em iminência da transição de gerações. Faltou nessa lista a Volkswagen Saveiro,com 43 anos (1982-2025)

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar