Destaque

5 carros para casar (e passar longe da oficina)

Confira cinco carros confiáveis que não só garantem uma condução suave, mas também oferecem uma manutenção livre de estresse

fit
Fit é a aposta da Honda no segmento de monovolumes (divulgação)

Já diz o ditado: quem tem fama, deita na cama. Com os carros é a mesma história, pois enquanto alguns modelos são famosos por deixar os donos de cabelos arrepiados com a conta da oficina, outros saem felizes e saltitantes sem ter que gastar rios de dinheiro com manutenção. Por isso, antes fechar um negócio é sempre importante estudar os preços das peças e também o histórico das revisões. Para não ter surpresas desagradáveis, selecionamos cinco opções, de sedãs a SUVs que vão te livrar de dores de cabeça.

Toyota Corolla

Toyota Corolla e Corolla Cross [divulgação]
Toyota Corolla e Corolla Cross [divulgação]
Produzido no Brasil a partir de 1998, o Toyota Corolla há tempos é o pesadelo dos mecânicos devido à tão característica confiabilidade do fabricante. Seguindo às revisões periódicas, ele raramente apresenta problemas mecânicos graves, bem como o seu irmão SUV Corolla Cross. Além disso, a ampla disponibilidade de peças de reposição para o carro e a rede de concessionárias espalhadas pelo território nacional jogam a favor do Toyota.

Nissan Kicks

Kicks Advance
Nissan Kicks Advance 2024 [Divulgação]
O Nissan Kicks transmite uma dirigibilidade condizente com a proposta ao empregar o propulsor 1.6 16V acoplado à caixa continuamente variável (CVT), produzindo até 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O SUV não utiliza turbocompressor nem injeção direta facilitando, o que facilita a manutenção, e o baixo peso do carro de 1.136 kg (versão Advance da foto acima) contribui no desempenho urbano, ambiente no qual se sai melhor do que na estrada.

Hyundai HB20

carros
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]

Com mais de dez anos à venda no Brasil, o Hyundai HB20 foi lançado para brigar com o Volkswagen Gol e tornou-se um queridinho entre os brasileiros. Os motivos são diversos, mas um dos principais está na robustez do conjunto mecânico. A primeira fase do carro foi vendida com motores de três cilindros 1.0 e de quatro cilindros 1.6, ambos naturalmente aspirados e com manutenção livre de dores de cabeça. A segunda geração veio em 2019, mas o visual na época não agradou e rendeu um apelido pejorativo: “bagre”(carro da foto). A correção estilística o deixou mais bonito e, atualmente, comercializado tanto com propulsores naturalmente aspirado quanto turbinado TGDI. Quem quiser um toque aventureiro pode optar pela descontinuada configuração HB20X.

Chevrolet Onix

Chevrolet Joy Black [divulgação]
Chevrolet Joy Black [divulgação]
O Onix é um best-seller da Chevrolet, sendo líder de mercado por seis anos consecutivos. Outros atributos incluem a liquidez de venda, a confiabilidade do conjunto mecânico e a facilidade de reparo, especialmente quando equipado com o propulsor 1.0. Essas características também se aplicam à carroceria sedã. Assim como a Toyota, a rede de concessionários da marca é ampla, com cobertura em todo o território nacional e há uma grande disponibilidade de peças de reposição.

Honda Fit

carros
Honda Fit 2019 (divulgação)

O Honda Fit é imbatível no quesito versatilidade, trazendo o sistema de modularidade dos bancos Magic Seat que permite transportar objetos volumosos no cabine. Apesar de ter sido substituído pelo City Hatch há dois anos, ele continua valorizado no mercado de usados, tanto pela sua dirigibilidade progressiva e espaço no porta-malas quanto pela fama de inquebrável.

E você, qual deles escolheria como próximo carro? Deixe sua opinião nos comentários.

>>>Stellantis quer produzir carros elétricos chineses em fábrica da Fiat

>>>Tigra e Puma: quando Corsa e Fiesta viraram esportivos

>>>Suzuki Vitara rouba motor de Mustang e vira um autêntico SUV V8