5 carros que são vendidos por duas marcas ao mesmo tempo

A engenharia de emblema ataca novamente e esses carros são outros exemplos dessa prática que acontece em toda a indústria

carros
Peugeot Partner Rapid [divulgação]

Já falamos algumas vezes aqui no Auto+ sobre engenharia de emblema, que é quando uma montadora pega o carro da outra e vende como se fosse seu. Em casos mais complexos, há mudanças de visual ou até de acabamento e mecânica. Mas nem sempre isso acontece.

Prova disso, é que temos aqui cinco carros que são vendidos hoje ao mesmo tempo por duas fabricantes. E, para serem selecionados para a lista, é necessário que ambos os modelos sejam comercializados no mesmo país.

Carros vendidos por duas marcas: Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid

Para os brasileiros, esse é o caso mais emblemático. Afinal, por décadas a Fiat Fiorino é líder do segmento, enquanto outras vans pequenas sempre ficaram como coadjuvantes. A ideia da Stellantis era que a Peugeot ganhasse mais mercado, por isso, pegou a líder e trocou o logo, nascendo assim a Peugeot Partner Rapid.

Toyota Yaris e Mazda 2 Hybrid

Com fraco investimento em eletrificação, preferindo aprimorar seus motores a combustão, a Mazda seguiu pelo caminho mais curto na Europa. Ela tem o Mazda 2 original, que é seu modelo próprio, mas também o Mazda 2 Hybrid, que não passa de um Toyota Yaris europeu com logotipo trocado.

Chery Arrizo 6 e Omoda S5

Ninguém consegue explicar o motivo pelo qual a Chery decidiu criar a marca Omoda a partir de seu primeiro SUV cupê. Mas, para tentar vender a marca como estabelecida e maior, a Chery trocou a grade frontal do Arrizo 6 e chamou de Omoda S5, declarando ser um modelo inédito. Mas não engana a ninguém.

Toyota bZ4X e Subaru Solterra

Ainda que o mais famoso caso de carros de engenharia de emblema da Toyota e da Subaru seja com o GR86 e o BRZ, para essa lista trouxemos o bZ4X e o Solterra. Isso porque são os dois SUVs elétricos feitos pelas duas marcas japonesas que mais parecem não querer apostar nesse segmento. Por elas, os híbridos são o futuro.

Carros vendidos por duas marcas: Suzuki Baleno e Toyota Glanza

Parte do acordo entre Suzuki e Toyota para troca de carros, a dona do Corolla vende modelos da rival na Índia, para se beneficiar da ótima fama da Maruti Suzuki. O contrário acontece na Europa, onde a Suzuki comercializa modelos da Toyota para ter híbridos. O pior caso é de Baleno e Glanza, onde a mudança é só no logotipo mesmo.

Qual desses carros você teria na garagem? Conte nos comentários.

>>BYD alfineta Anfavea sobre taxa de importação em carros elétricos

>>Carros da Maserati estão com os dias contados

>>5 carros criados a partir de parcerias sem noção