Destaque

C3 pode dar origem a Fiat Uno europeu elétrico para brigar com Kwid E-Tech

Stellantis quer ter um mais um elétrico acessível e o escolhido pode ser o Fiat Uno europeu, aproveitando a base do C3

Uno europeu
Fiat Panda 4X40° Limited Edition [divulgação]

O Panda, versão europeia do Uno brasileiro, pode mudar completamente de ares nos próximos anos. Segundo o Automotive News Europe, a Stellantis está planejando a adição de um segundo veículo elétrico mais acessível ao seu portfólio, visando competir com a Renault e as montadoras chinesas. 

Diante da demanda dos consumidores por veículos elétricos com preços mais baixos, a empresa pretende lançar um novo modelo inspirado no Fiat Panda, que será simples e terá um preço inferior a 25 mil euros. O CEO da Fiat, Olivier François, revelou em uma entrevista que o veículo será apresentado em julho de 2024 e terá como concorrente o Dacia Spring, versão europeia do Renault Kwid elétrico.

François destacou a importância de oferecer opções de veículos elétricos mais acessíveis para atender às demandas dos consumidores. Além do novo Uno europeu elétrico, a Stellantis também planeja lançar a versão elétrica do Citroën C3.

Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]
Citroën ë-C3 elétrico [divulgação]

O ë-C3, como será chamado, será produzido na Eslováquia para reduzir os custos e competir diretamente com o Spring da Renault, que é fabricado na China pela subsidiária de baixo custo Dacia, bem como com o futuro Renault 5 elétrico, que será feito na França.

Essas estratégias surgem no contexto das montadoras enfrentarem desafios para manter os compradores do mercado em massa, que tiveram seu poder de compra afetado pela inflação.

Fiat Panda 4X40° Limited Edition [divulgação]
Fiat Panda 4X40° Limited Edition [divulgação]

Além disso, com a entrada de marcas chinesas no mercado europeu, há uma pressão crescente por veículos elétricos mais acessíveis. A Fiat também tem planos de relançar o 500 elétrico nos Estados Unidos, mercado considerado o mais rentável para a Stellantis.

O CEO da Fiat enfatizou que é provável que haja sinergias entre o novo Panda elétrico e a plataforma utilizada pelo ë-C3 da Citroën.

O que acha de um Fiat Panda elétrico? Acredita que isso pode motivar a marca a ressuscitar o Uno no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

>> Fiat vende Toro Endurance pelo preço de Strada Ranch

>> Citroën C3 Aircross deverá ter versão totalmente elétrica

>> Mitsubishi L200 Triton Savana Sertões é a nova edição especial da caminhonete