Destaque

Carros da Ford voltarão sozinhos para a concessionária se não forem pagos

Daqui uns anos, os carros da Ford podem ter uma curiosa programação que faz os veículos abandonarem os donos em caso de atraso no pagamento

Ford Mustang Mach E [divulgação]
Ford Mustang Mach E [divulgação]

Cuidado caloteiros! Os carros da Ford podem abandonar seus donos no futuro em caso de não pagamento das parcelas. Segundo o site CarScoops, a montadora trabalha em um sistema bastante curioso que faz o veículo sair sozinho pelas ruas até retornar a uma concessionária.

Na realidade, já faz alguns anos que a fabricante tem trabalhado nessa solução. A patente registrada em agosto de 2021 somente agora foi concedida à Ford. Na verdade, o sistema teria várias medidas para lembrar o proprietário de que o pagamento está atrasado.

Primeiramente, uma mensagem seria exibida no painel, informando sobre a necessidade de regularizar a situação. Caso o alerta seja ignorado, os carros da Ford começariam a desativar funções. Um dia, o sistema multimídia para de funcionar. No outro, que pode ser em pleno verão, o ar-condicionado seja desativado.

Ford Edge L 2023 [divulgação]
Ford Edge L 2023 [divulgação]
Se mesmo assim o motorista não realizar o pagamento, o jeito é apelar para o desligamento total do motor. Dessa forma, o carro pode conseguir desativar o propulsor por conta própria. E, em último caso, o sistema faria o veículo voltar para uma concessionária ou para o endereço do credor.

Porém, se fosse detectado que a condição do veículo não é a ideal e que o seu valor não quitaria a dívida, o carro seria encaminhado diretamente para um ferro-velho.

carros importados
Ford Puma [divulgação]
No entanto, para que esse sistema funcionasse dessa forma mais drástica, é preciso que os carros da Ford tenham uma direção autônoma bastante avançada. E isso ainda está um pouco distante da realidade, já que nenhuma marca conta com um sistema que permita que o sistema anti-calote funcione.

De qualquer forma, a patente já pertence à Ford. E mesmo que ainda não seja possível fazer um carro voltar sozinho para uma concessionária, as outras alternativas já podem ser feitas. Afinal, os veículos estão mais conectados e, ao menos em teoria, não seria tão difícil alguma marca incluir uma atualização que permita a desativação de recursos por falta de pagamento. 

>> Nova geração do Ford Edge ignora tudo o que o SUV já foi

>> Mercedes-Benz prepara um rival para o Ford Bronco Sport

>> Ford vai matar SUVs de 5 lugares