Destaque

Cinco carros que quase ninguém fala o nome certo

Enquanto o Oxxo colocou a maneira correta de falar seu nome na porta das lojas, esses carros e marcas ainda lutam com pronúncias erradas

Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]

Há pouco tempo, a rede de lojas de conveniência Oxxo precisou fazer propagandas e colocar um letreiro ensinando as pessoas a falar seu nome corretamente. Para alguns pegou, para outros, nem tanto, que seguem falando do jeito errado. Mas alguns carros possuem o mesmo complexo de Oxxo: nomes pronunciados quase sempre do jeito incorreto.

BYD

carros
BYD Song Plus [Auto+ / Joao

Assim como o Oxxo, uma marca estreante precisa abusar das propagandas e educar as pessoas quanto a pronúncia correta de seu nome – e esse é o caso da BYD. A marca chinesa tem seu nome vindo de Build Your Dreams, fazendo com que a pronúncia seja “Bi Uai Di”, não “Bê Ípsilon Dê” ou “Bi Ai Di”, como muitos falam. 

Volkswagen T-Cross

carros
Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]

Misturar palavras em inglês e português pode causar uma boa confusão para batizar os carros. E esse é o caso do Volkswagen T-Cross. O primeiro SUV da marca alemã produzido no Brasil tem seu nome todo falado em inglês: “Ti Cross”, não “Tê Cross” como boa parte das pessoas falam. 

Ford Fusion

Ford Fusion
Ford Fusion [divulgação]

O caso do Ford Fusion é muito parecido com o do Oxxo. Afinal, a marca dos mercadinhos prefere ser chamada como “Ócs-so”, mas a grande maioria dos brasileiros fala “Ôcho” e o mesmo ocorreu com o sedã da Ford. Oficialmente a pronúncia é inglês: “Fíugion”, mas é mais comum ver nas ruas o modelo sendo referido como “Fúziôn”. 

GWM Haval

GWM Haval H6 [Auto+ / João Brigato]
GWM Haval H6 [Auto+ / João Brigato]

Assim como a BYD acabou de chegar com seus carros no Brasil e ainda precisa ensinar a pronúncia correta, a GWM terá o mesmo problema com os modelos da linha Haval. Antes de vir para cá, muita gente se referia aos modelos como “Avál” ou “Ravál”. Porém, a pronúncia correta é “Rával”.

Jeep Compass

Jeep Compas 4xe [divulgação]
Jeep Compas 4xe [divulgação]

Ainda que a grande maioria das pessoas falem o nome certo do SUV médio da Jeep, é comum ouvir nas ruas algo como “Compéss” ao invés de “Cômpass” como é o correto. E para piorar, ainda há a versão híbrida em que a pronúncia correta de 4xe é “four by eee”. Só que até mesmo o pessoal da Jeep já diz “quatro xis ê”. 

Algum desses carros você falava da maneira errada? Conte nos comentários.

>>Marca icônica da Stellantis sobreviverá um ano só com um carro

>>Terror da CAOA, Omoda e Jaecoo já venderam 134 mil carros

>>Governo incentiva carros a combustão; Toyota, VW e GM são contra