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Carros gringos que dão goleada de 7x1 no Brasil

Ainda traumatizado com o 7×1 que o Brasil tomou na Copa do Mundo? Então veja a lista de carros que causam o mesmo efeito

Volkswagen Nivus R-Line [divulgação]
Volkswagen Taigo R-Line [divulgação]

Em 2014, o Brasil foi humilhado pela Alemanha ao tomar uma goleada de 7×1 durante a semifinal da Copa do Mundo. É um resultado que até hoje rende memes e traumas aos brasileiros. Mas o que seria essa representação no mundo dos carros? Separamos aqui 5 modelos gringos que simplesmente humilham os brasileiros como um verdadeiro 7×1.

Volkswagen Taigo

Entre todos os carros da lista, talvez esse seja o maior exemplo de humilhação nível 7×1. Até porque o Volkswagen Nivus foi desenvolvido no Brasil, para o Brasil. Mas os europeus amaram e resolveram fazer o SUV cupê por lá com o nome de Taigo. Só que, ao atravessar o Atlântico ele ganhou diversos elementos que os brasileiros queriam.

Começa pelo cobiçado teto solar, passando pela versão 1.5 TSI e terminando com acabamento (muito) melhor. Além disso, ele tem mais opções de cores usadas, mais itens de série e sistema de iluminação mais complexo. Na dianteira, há faróis de LED IQ.Light adaptativos e na traseira a régua preta é iluminada.

Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross europeu [divulgação]
Toyota Corolla Cross europeu [divulgação]
Tudo que os brasileiros reclamam do Toyota Corolla Cross está resolvido lá fora. Nos EUA, Europa e Japão, o SUV médio não tem escapamento com a marmita aparecendo vergonhosamente na traseira, o freio de estacionamento é eletrônico (não um arcaico pedal), o acabamento é igual ao do sedã e a suspensão traseira é independente.

Só por esses motivos já seria um 7×1 completo, mas não estamos sozinhos nessa, visto que outros países emergentes também contam com essas simplificações no Corolla Cross. A vantagem, porém, é que em todo país do mundo ele tem opções de motores 2.0 aspirado ou 1.8 híbrido. Mas lá fora o híbrido pode ser 4×4, algo que aqui não existe.

Fiat 500X

Fiat 500X [divulgação]
Fiat 500X [divulgação]
Quando a Fiat decidiu abrir espaço para a Jeep dominar o segmento de SUVs, ela abriu mão de produzir o 500X no Brasil. Ele nada mais é que a versão retrô e mais urbana do Jeep Renegade, compartilhando com ele motores, plataforma e diversos componentes internos. Mas aqui para o Brasil, temos Pulse e Fastback.

Ainda que eles atuem em segmentos diferentes do que estaria o 500X, é inegável que o SUV europeu é mais sofisticado. Ele usa base do Renegade, enquanto Pulse e Fastback derivam do Argo. Em comum há apenas a presença de motor 1.3 turbo, que está no Fastback e no 500X. Mas, se a Fiat tivesse feito o SUV do 500 aqui, ele poderia até ter tido motor diesel.

Dacia Sandero e Logan

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]
O caso de Sandero e Logan é, talvez, o maior 7×1 dessa lista de carros. A terceira geração da dupla de compactos migrou da plataforma B0 para a moderna CMF-B, ganhou visual bem mais sofisticado e novas tecnologias. Há até novas versões turbinadas e novos sistemas de tecnologia. Enquanto isso no Brasil, o Sandero morreu e o Logan virou carro de Uber.

Para compensar parcialmente esse 7×1, a Renault produzirá um SUV compacto inédito derivado do Sandero Stepway da Dacia. Ele substituirá o Stepway no Brasil, que é emancipado do Sandero e recentemente ganhou motor 1.0, ao mesmo tempo que atuará abaixo do Duster. Com isso, o Captur sai de linha, permitindo que o Duster fique mais refinado.

Peugeot 2008

Peugeot e-2008 [divulgação]
Peugeot e-2008 [divulgação]
Assim como foi horrível tomar o 7×1 da Alemanha no Brasil, basta ir a uma concessionária da Peugeot por aqui para ter essa mesma sensação. Isso porque a marca francesa resolveu lançar o 2008 de segunda geração por aqui, mas só em versão totalmente elétrica. Enquanto isso, a variante a combustão segue como de primeira geração.

Entre todos os modelos da lista, esse é o único caso em que o brasileiro pode fazer a comparação ao vivo e a cores. A segunda geração do Peugeot 2008 é muito mais refinada, bonita e espaçosa que o modelo original. Enquanto isso, o antigo 2008 preserva elementos de design e de construção de uma Peugeot que nem existe mais.

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