Destaque

5 carros horríveis que foram salvos por uma reestilização

Polêmica segunda geração do Hyundai HB20 foi um daqueles casos de carros que foram salvos por pequenas mudanças visuais

Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]

Tal qual uma harmonização facial bem feita, alguns carros só precisavam de uma reestilização para se salvar. Nem sempre os modelos nascem bem feitos ou com visual harmônico, por isso, é preciso uma intervenção cirúrgica para melhorar a aparência – algo reservado quase sempre para a primeira reestilização.

O exemplo da capa dessa matéria é o mais contundente: o Hyundai HB20, que mudou da água para o vinho com a mudança de estilo da linha 2023. Mas conheça agora outros cinco carros que foram salvos por uma reestilização.

Ford Fiesta

Quando a quarta geração do Fiesta foi lançada globalmente em 1995, a Ford estava obcecada por ovais. Todos os seus carros tinham elementos ovais ou eram ovos ambulantes. Foi assim que o Taurus teve uma geração que mais parecia uma barata pisada e o Fiesta ficou chateado por alguns anos.

A quarta geração tinha faróis ovais acompanhados de uma grade oval, o que deu a ele o apelido de Fiesta tristonho ou chorão. A alegria só voltou à frente do Fiesta em 1999 com a reestilização a qual adotou elementos de design da linguagem New Edge que estreou no Ka e foi aplicada no Focus. Esse modelo ficou conhecido como Fiesta gatinho.

Fiat Palio Weekend

Ainda que a segunda reestilização da família Palio tenha sido a mais duradoura e, unanimemente, a mais bonita no hatch, seus derivados tiveram um problema. A traseira de Siena e Palio Weekend era desastrosa nos modelos que saíram de Betim entre 2004 e 2008. Tanto que a Weekend era chamada de lanterna panetone.

A reestilização de 2008 trouxe lanternas elegantes inspiradas nos modelos da Alfa Romeo. A perua merece destaque, por isso ela está na lista sem o sedã, por ter apresentado a versão Adventure mais parruda e radical de todas. Em tempos em que SUVs compactos ainda eram raros, ela era o mais próximo de um utilitário que a Fiat tinha. E cumpria bem o papel.

Chevrolet Spin

Enquanto o antigo Hyundai HB20 era chamado de bagre, a primeira Chevrolet Spin tinha apelido de capivara. A inspiração na fauna se deu por conta de suas dianteiras polêmicas, mas algo que as reestilizações de ambos salvaram. Apesar de já estar pedindo outra reestilização, a Spin ganhou a nova dianteira em 2018 e ficou bem mais elegante.

Faróis afilados conectados à grade frontal e lanternas invadindo a tampa do porta-malas deram a ela um estilo bem mais moderno. Isso sem contar que a placa subiu para a tampa do porta-malas, como sempre deveria ter sido. Por uma boa decisão, a GM também tirou o estepe pendurado na traseira da versão Activ, que era chamada de capivara de mochila.

Jaguar XF

Lançado em 2008, o Jaguar XF nunca foi um carro feio. Mas o conceito apresentado alguns anos antes era bem mais bonito. Culpa dos estranhos faróis bolhudos que a Jaguar insistiu em colocar no modelo e que arruinaram toda beleza de sua dianteira. Por sorte uma reestilização em 2011 veio para salvá-lo.

O Jaguar XF ganhou faróis mais finos e elementos mais coesos com a identidade visual em vigência na época da marca britânica. E para alegria dos puristas, foi somente depois da reestilização que o XF ganhou a belíssima versão perua.

Mitsubishi L200 Triton

Quando a Mitsubishi lançou a quinta geração da L200, ninguém gostou da frente. O modelo anterior era bem mais bonito, sendo uma das picapes mais elogiadas da época. Mas quando a nova Triton surgiu, a frente esquisita, lanternas espichadas e grade dentuça não agradaram a ninguém.

Foi a reestilização de 2019 que salvou a L200 Triton. Ela mudou radicalmente, mas exigiu grandes mudanças na dianteira e traseira que até influenciaram a nova geração. A frente robusta, alta e quadrada casada com faróis finos a tornou uma das mais belas caminhonetes à venda hoje. A traseira ganhou volume e lanternas mais coerentes com o desenho.

>>Essas são as piores gerações de carros de sucesso

>>Forza Horizon 5: esses são os 5 carros mais rápidos do game

>>Esses são os carros que você não queria que tivessem morrido