Destaque

Chevrolet Equinox terá mais uma geração a combustão

Carro de passeio mais vendido da Chevrolet ainda não está pronto para a virada total elétrica, por isso, o Equinox terá mais uma geração a combustão

Chevrolet Equinox EV [divulgação]
Chevrolet Equinox EV [divulgação]

A General Motors já foi enfática ao dizer que todos os seus carros se tornarão elétricos a médio prazo. Tanto que já revelou as novas gerações de Blazer, Equinox e Silverado em formato totalmente elétrico. Contudo, a Chevrolet decidiu dar mais uma chance ao Equinox a combustão e prepara mais uma geração do modelo.

Segundo informações do Motor1, o Chevrolet Equinox terá uma quarta geração movida a combustão. Ele conviverá por um tempo com o modelo totalmente elétrico antes que a GM faça a virada completa para a eletricidade. Considerando que o Equinox está em um segmento de vendas altíssimas e é seu carro de passeio mais importante, faz sentido.

Mark Reuss, presidente da GM, confirmou que a próxima geração chega em 2024, um pouco depois do modelo elétrico. Ele ainda destacou o motivo dessa estratégia: “será uma grande reformulação do nosso popular Equinox com motor a combustão que temos hoje no maior segmento do mundo. Ele está bem no coração do mercado, então estamos animados”.

Chevrolet Equinox RS [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Equinox RS [Auto+ / João Brigato]

Rei da GM

Globalmente, o Equinox só vende menos que a picape Silverado, mesmo considerando todos os carros de todas as marcas da GM no mundo. Nos EUA, ele é o terceiro SUV médio mais vendido do país, perdendo apenas para Toyota RAV4, que vende o dobro, e Honda CR-V, que está próximo em volume de vendas.

A atual geração foi lançada em 2017 e demorou a ser reestilizada. Com isso, o modelo completará 7 anos de mercado quando for reestilizado – dentro da vida normal de uma geração, que dura de 6 a 8 anos. Reuss adiantou que o modelo deve manter a plataforma atual D2XX, mas ganhar uma casca totalmente nova.

Chevrolet Equinox EV [divulgação]
Chevrolet Equinox EV [divulgação]
A estratégia seguirá o que a Chevrolet já fez na nova geração da Colorado / S10, que mantém a base do modelo atual. A Hyundai fez a mesma coisa com o HB20 quando mudou de geração. Ou seja, o Equinox mudará radicalmente, mas manterá a mesma plataforma e, possivelmente, motores.

>>Camaro elétrico? Chevrolet revela possível futuro do muscle-car

>>Chevrolet Tracker é líder do segmento de novo depois de 19 anos

>>Supercarro do Catar tem motor V8 Chevrolet e visual duvidoso