Ao mesmo tempo em que dá seus primeiros passos na Índia, a Citroën renasce no Brasil e tudo pode ser creditado a ele: o novo Citroën C3. Até então descrito como um SUV subcompacto, o pequenino foi oficializado pela marca como um hatch compacto que promete não somente incomodar Chevrolet Onix e companhia, mas perturbar a vida do Fiat Pulse.
A ideia da Citroën com o novo C3 2022 é oferecer um hatch verdadeiramente compacto: são 3,98 m de comprimento, que é intermediário entre um Hyundai HB20 e um Peugeot 208. Contudo, o modelo conta com linhas fortes e proporções de SUV para passar mais robustez e se diferenciar no mercado. É uma estratégia parecida com a do Renault Kwid.
Esteticamente ele até parece um mini C4 Cactus em alguns momentos, mas tem alta doses de personalidade e em nada se parece com o C3 europeu. A dianteira tem como destaque os faróis conectados com a grade frontal, que produz um X entre os LEDs diurnos. A entrada de ar central é grande e se integra com a área preta do para-choque.
![Citroën C3 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/09/Citroen_Novo_C3_02_edited-750x450.jpg)
A lateral é marcada por vincos fortes acima das caixas de roda, enquanto as laterais são mais limpas. As janelas replicam o mesmo desenho do SUV médio C5 Aircross, enquanto a coluna A pintada em preto facilita a presença de teto com pintura contrastante. Na traseira, lanternas quadradas e tampa do porta-malas bem rente ao para-choque marcam seu design.
![Citroën C3 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/09/Citroen_Novo_C3_07_edited-750x450.jpg)
O grande destaque estético fica por conta da faixa central do painel com cor chamativa. No modelo indiano ele conta com cor laranja, enquanto no brasileiro ela é pintada em azul. É possível que a faixa siga a cor da carroceria ou do teto, conforme a versão.
![Citroën C3 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/09/Citroen_Novo_C3_09_edited-750x450.jpg)
Coração de Fiat e de Citroën no C3
A Citroën deu poucos detalhes mecânicos sobre o novo C3. O modelo deve contar com motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado do Fiat Argo com 76 cv e 10,9 kgfm de torque nas versões de entrada. Já as intermediárias contarão inicialmente com o 1.6 aspirado de 118 cv e 16,1 kgfm. Há grande chance de que esse motor depois seja substituído pelo 1.0 GSE Turbo do Pulse.
![Citroën C3 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/09/Citroen_Novo_C3_01_edited-750x450.jpg)
![Citroën C3 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/09/Citroen_Novo_C3_06_edited-750x450.jpg)
>>C4 Cactus X-Series estreia nova cor na Citroën por R$ 106.990
>>Citroën C4 Cactus THP finge ser SUV e esconde ser esportivo | Avaliação
>>Exclusivo: Citroën C3 terá 1.0 do Argo e chega em abril de 2022


![Citroën C3 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Citroen_Novo_C3_08_edited.jpg)
C3 Kiwd ou Kiwd C3?
O motor 1.3 Firefly cairia melhor que o 1.0 no modelo de entrada. Como imagino que este não será barato mesmo, não faria tanta diferença no valor, mas no motor…
Quero qualquer carro menos novo Creta péssima experiência com aquela porcaria