Destaque

Citroën C3 2023: preços, versões, motores e mais

Um dos lançamentos mais importantes do ano, novo Citroën C3 2023 vem para se posicionar entre os hatches subcompactos e os compactos

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]

Esqueça tudo que você sabe até hoje sobre o que é um Citroën C3. Nascido como um hatch compacto premium, ele desceu o degrau, mas segue se posicionando em um lugar intermediário no segmento. Mirando baixo custo e altíssimo volume, ele corre o risco de se tornar um dos carros mais vendidos do Brasil. Veja tudo sobre o novo Citroën C3 2023.

Visual

Inspirado nos modelos europeus, a Citroën descreve o novo C3 como um hatch com atitude de SUV – algo mais honesto do que a Renault que chama o Kwid de SUV dos compactos. Assim, o novo modelo traz elementos dos utilitários como altura elevada do solo, plásticos pretos na parte inferior da carroceria, capô reto e posição elevada de dirigir.

A dianteira é marcada pelos faróis divididos, onde a grade frontal liga as duas metades e o logotipo, formando um X na região dos faróis. O para-choque tem abertura de ar única ligada à região preta. O C3 anterior era bem redondo, contrastando com o novo modelo que segue por um visual mais cubista.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Linhas fortes no capô e nas laterais tentam dar robustez ao modelo. Já a traseira lembra o Kwid por conta do desenho do porta-malas e das lanternas. A cabine é mais simples, com visual bem de carro de entrada, apesar da central multimídia grande. O painel de instrumentos é digital, mas formado por uma tela minúscula e monocromática.

Motores e câmbios

Deixando clara as consequências da formação da Stellantis, os motores do novo Citroën C3 dividem paternidade. As versões de entrada usam um conjunto Fiat, herdado do Argo, mas que também já foi usado em Uno e Mobi, mas agora também está no Peugeot 208. Trata-se do 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm de torque.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Ele faz companhia ao 1.6 EC5 quatro cilindros aspirado de origem Peugeot Citroën. O motor, que é usado desde a primeira geração do C3, entrega 120 cv e 15,7 kgfm de torque. Tanto o 1.0, quanto o 1.6, usam transmissão manual de cinco marchas. Contudo, o modelo mais potente tem opção automática de seis marchas.

O modelo 1.0 tem consumo oficial registrado de 12,9 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol) na cidade e de 14,1 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol) na estrada. Com motor 1.6 e câmbio manual, o C3 2023 faz em ciclo urbano 10,9 km/l (gasolina) / 7,8 km/l (etanol), já na estrada são 12,8 km/l (gasolina) / 9,0 km/l (etanol). Por fim, o automático registra na cidade 10,3 km/l (gasolina) / 7,2 km/l (etanol), enquanto na rodovia são 12,4 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol).

Versões e itens de série

A escalada de versões do novo Citroën C3 2023 começa na versão Live, coincidentemente o mesmo nome da antiga variante de entrada do seu rival, o Renault Kwid. De série ele traz o kit dignidade com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas. Mas não há sistema de som, nem como opcional.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
A lista de equipamentos de série do C3 mais barato é ampliada com sistemas de segurança como controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, mas apenas dois airbags. Há ainda calotas de 15 polegadas e indicador de troca de marcha.

Subindo para o C3 Live Pack, o compacto ganha central multimídia Citroën Connect de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entrada USB na dianteira, volante com comandos de som, chave com botões de comando, banco dianteiro com ajuste de altura, além de limpador e lavador traseiro.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
A versão Feel é a única com opção de motor 1.0 ou 1.6, não havendo alteração de equipamentos entre elas. Nessa configuração o C3 2023 ganha vidros elétricos traseiros, alarme perimétrico, duas entradas USB na traseira, rodas de liga-leve de 15 polegadas, barras de teto, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, luz diurna de LED, grade frontal cromada, volante com ajuste de altura e painel com faixa azul.

Por fim, a versão topo de linha Feel Pack tem apenas opção de motor 1.6 e câmbio automático. Ela adiciona volante revestido em couro, seletor de modo de condução (Eco, Sport e normal), rodas de liga-leve de 15 polegadas diamantadas, volante revestido em couro e câmera de ré.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]

First Edition

Além das versões padrão do novo C3, a Stellantis também oferecerá a First Edition. Limitada a 2 mil unidades, a versão especial do C3 será oferecida nas configurações 1.0 manual e 1.6 automática. A numeração limitada de unidades será distribuída entre as duas variantes, sem número específico para cada uma delas.

De diferente das demais variantes, o First Edition traz airbumps nas laterais, tapetes First Edition, logotipos na traseira e lateral, moldura nas luzes de neblina e barra de teto em cinza. O restante dos itens de série é o mesmo da versão Feel Pack, exceto o modo de condução para a variante 1.0 aspirada.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]

Preços

Live 1.0 – R$ 68.990
Live Pack 1.0 – R$ 74.990
Feel 1.0 – R$ 78.990
Feel 1.6 – R$ 86.990
Feel Pack 1.6 AT – R$ 93.990
First Edition 1.0 – R$ 83.990
First Edition 1.6 AT – R$ 97.990

Citroën C3 2023 [divulgação]

Medidas

Apesar de nas fotos parecer um carro com porte de Renault Kwid, o novo Citroën C3 é maior que um Hyundai HB20 no comprimento, tem a mesma largura de um Chevrolet Onix, mas é mais alto que todos os hatches compactos atualmente à venda no Brasil. Além disso, conta com maior altura em relação ao solo e ângulos de entrada e saída elevados.

São 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e entre-eixos de 2,54 m. A altura em relação ao solo é de 18 cm, bem mais generosa do que a dos rivais e que aproxima o novo Citroën C3 dos SUVs. Apenas para critério de comparação, um Jeep Renegade tem 22,4 cm de altura em relação ao solo.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Ainda que não possa ser classificado como um SUV (e a Citroën também não queira), o C3 tem atributos off-road interessantes. O ângulo de entrada é de 23°, enquanto o de saída é de 21º. Nenhum rival chega perto desses atributos do novo hatch compacto da Stellantis. Porta-malas também está entre os maiores, com 315 litros de capacidade.

Cores

O novo Citroën C3 será vendido em cinco cores diferentes para carroceria: Branco Banquise, Cinza Artense, Preto Perla Nera, Cinza Grafito e a nova Azul Spring. A partir da versão Feel há opção de teto com pintura contrastante. Se optar pelo teto preto, as cores de carroceria são Cinza Grafito, Azul Spring e Cinza Artense. Já para o teto branco as opções de carroceria são Azul Spring e Preto Perla Nera.

>>Novo Citroën C3 Aircross parece ser um C3 hatch esticado

>>5 ideias malucas da Citroën que mudaram os carros para sempre

>>Citroën C3 Aircross matará o Cactus para brigar com Honda HR-V