Destaque

Depois do Corolla Cross, Toyota prepara a minivan Corolla

Oficialmente batizada como Innova Hycross, a famosa minivan da Toyota trocará a base de Hilux pela de Corolla

Toyota Innova Hycross [divulgação]
Toyota Innova Hycross [divulgação]

Enquanto no Brasil e na Europa as minivans estão morrendo aos poucos em favor dos SUVs, na Ásia elas ainda são extremamente populares. Prova disso é que a Toyota vai expandir a família Corolla com uma minivan baseada no sedã médio. Mas será que ela terá tantas simplificações quanto o Corolla Cross?

Revelada parcialmente em um teaser, a minivan Corolla já tem nome definido: Toyota Innova Hycross. Ela terá fortes influencias visuais vindas dos SUVs, tanto que a grade frontal é a mesma do Corolla Cross. Contudo, manterá o corpinho de minivan o qual privilegia espaço interno em detrimento de visual.

Ela terá sete lugares distribuídos em três fileiras de bancos e, diferentemente da atual Innova, será um carro global. A mudança de trajetória da minivan da Toyota se deve pelo fato de que ela passará a ser construída, pela primeira vez em sua história, com estrutura monobloco. A atual geração é baseada na construção chassi sob carroceria da Hilux e do SW4.

Toyota Innova [divulgação]
Toyota Innova [divulgação]
Esse tipo de construção combina bastante com picapes médias e SUVs de grande porte por oferecer bastante robustez e flexibilidade no off-road. Contudo, uma minivan essencialmente urbana não precisa ser assim. Ao usar esse tipo de estrutura, o espaço interno é prejudicado e a rodagem é bem menos confortável e com tendências a um pula-pula excessivo.

Minivan híbrida

Por isso, a nova geração da Innova vai migrar para a plataforma TNGA-C do Corolla, se tornando uma derivada direta dele. É possível, inclusive, que partes do interior sejam compartilhadas com o sedã e com o Corolla Cross. Não seria estranho ver a minivan sendo vendida como Corolla Innova em alguns mercados.

Toyota Innova [divulgação]
Toyota Innova [divulgação]
Com a mudança de layout de carroceria, a Toyota Innova deixa de ter tração traseira e passa á tração traseira. Além disso, ela abandonará os motores diesel da Hilux em favor de unidades a gasolina com menos potência, mas que, na prática, não sentirá a diferença por conta do peso mais baixo. Versões híbridas com o 1.8 Hybrid do Corolla e do Prius certamente aparecerão, especialmente porque o Hy do nome Hycross indica eletrificação.

>>10 carros chamados Toyota Corolla que não são um Corolla de verdade

>>Tesla Model Y pode ser um dos 5 carros mais vendidos do mundo

>>Corolla elétrico? Toyota apresenta sedã bZ3 na China