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Corolla elétrico? Toyota apresenta sedã bZ3 na China

Com porte levemente maior que o Corolla, Toyota bZ3 chega como um sedã puramente elétrico e é o segundo da linha bZ, depois do bZ4X

Corolla elétrico? Toyota apresenta sedã bZ3 na China

A Toyota apresentou as primeiras imagens do seu segundo automóvel puramente elétrico, o bZ3. Depois do bZ4X, o sedã faz sua estreia na China como uma espécie de um Corolla elétrico. Ele já tinha sido antecipa em 2021, quando a marca japonesa e sua divisão de luxo Lexus apresentaram 17 conceitos elétricos a serem lançados nos próximos anos.

Seguindo fielmente as linhas do conceito apresentado no ano passado, ele traz a identidade visual dos carros da linha bZ de elétricos. Eles contam com faróis conectados com a grade dianteira com uma barra com luzes diurnas em LED. Nas laterais, o sedã possui uma boa área envidraçada e maçanetas retráteis. A Toyota não revelou imagens da traseira, mas as imagens de patente que surgiram em agosto mostram lanternas que se conectam por uma barra em LED.

A marca confirmou que o bZ3 terá coeficiente aerodinâmico de 0,218 Cx, um dos melhores do segmento. O elétrico traz um interior chamado de Digital Island, com destaque para a grande central multimídia vertical ao centro e console central que lembra uma bandeja. Ali estão o câmbio por seletor e o freio de estacionamento eletrônico. Já a central tem comandos de ar-condicionado, sistema de som, abertura do porta-malas e outros.

Toyota bZ3 [divulgação]
Toyota bZ3 [divulgação]
O interior ainda foi projetado para minimizar a tensão muscular e reduzir a fadiga em longas distâncias, com uma posição de condução que preza pelo conforto. O bZ3 conta com 4,72 m de comprimento, 2,88 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,47 m de altura. Detalhes mecânicos ainda não foram revelados oficialmente pelos japoneses, mas rumores dizem que ele terá motores elétricos de 181 cv e 240 cv.

Bateria da BYD?

Ainda sobre a mecânica, o bZ3 será o primeiro Toyota com baterias BYD. As baterias Blade da marca chinesa serão usadas na plataforma e-TNGA da japonesa. Elas contam com construção feita de íons de lítio, fosfato de ferro e lítio, que darão uma autonomia de 600 quilômetros.

Toyota bZ3 e bZ4X [divulgação]
Toyota bZ3 e bZ4X [divulgação]
Essa bateria ainda fará com que o Toyota perca apenas 10% da sua capacidade em dez anos de uso. Toda a estrutura da bateria, refrigeração, controle e sistemas de monitoramento de segurança foram todos projetados especificamente para o bZ3. De acordo com a marca, isso faz com que ele seja mais eficiente, avançado, seguro e confiável. O sedã será produzido na China com a joint-venture da FAW-Toyota.

[divulgação]
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