Enquanto algumas marcas começam a retomar a produção gradativamente no Brasil, outras tem de tirar o pé do acelerador. A Volkswagen é uma dessas, que terá agora a fábrica de Polo, Nivus, Virtus e Saveiro trabalhando em apenas um turno. Além disso, a planta de São Bernardo do Campo (SP) terá suspensão de contrato de 1.500 funcionários.
Segundo o Automotive Business, esses funcionários entrarão em processo de lay-off que poderá durar de dois a cinco meses. Além disso, haverá férias coletivas para outros funcionários, o que colocará a fábrica paulista em regime de trabalho de apenas um turno por dia.
Com isso, a Volkswagen deve priorizar a produção do Nivus em detrimento de Polo, Virtus e Saveiro. Esse movimento já tem sido visto desde que a crise dos semicondutores começou, já que as vendas do SUV se mantiveram estáveis enquanto dos outros compactos caiu expressivamente.
![Volkswagen Polo 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/Volkswagen-Polo-2022_edited-750x449.jpg)
Vale lembrar que recentemente a Volkswagen tirou a central multimídia da lista de itens de série do Nivus Comfortline por conta da crise dos semicondutores. Além disso, as versões MSI de Polo e Virtus, além da MPI do hatch compacto, também perderam a tela central como item de série. Em todos os casos, porém, há como opcional a central multimídia.

Enquanto a crise dos semicondutores não acabar, algo esperado para o segundo trimestre do ano que vem, o preço dos carros vai aumentar e muitas fábricas ainda vão parar. E esses problemas ocorrerão não somente no Brasil, como em todo o mundo, como já alertou a Renault.
>>Taos Comfortline é forte custo-benefício entre SUVs médios | Avaliação
>>Ford apresenta seu primeiro Volkswagen rebatizado: volta da Autolatina?
>>VW Jetta GLI 2023 ficou mais econômico, mas sem perder potência


![Volkswagen Nivus Comfortline [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/P_20201120_135522_edited-1200x721.jpg)
Acho ótimo. Um mundo sem carros , sem barulho, sem poluição, sem congestionamentos, certamente será um mundo melhor .
Blablabla daqui , blablabla de lá para tentar justificar o injustificável. Tudo em prol dos lucros absurdamente altos. Simples assim. Fica a dica : Não entre na história de carro obsoleto , desatualizado , que tiraram de linha, aliás o que está virando festa nas montadoras entre tantas outras apelações mercadológicas. A verdade é que tudo está girando em torno de lucros fáceis que são proporcionados por quem gosta de jogar dinheiro fora para mostrar que é moderninho kkkkkkkk. Quem tem cuide , quem não tem continue sem se puder, quem não tem e precisa seja racional na compra e quem pretende trocar não dê esse gostinho aos aproveitadores alucinados por lucros fáceis e mais lucros fáceis.