Desde que foi preso no Japão em 2018 e protagonizou uma fuga cinematográfica um ano depois para o Líbano, Carlos Ghosn não poupou mais críticas à Nissan. Ex-comandante da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o brasileiro agora afirma que a marca japonesa “não sabe para onde está indo”.
Em entrevista ao Automotive News durante o lançamento do seu livro traduzido para o japonês, Carlos Ghosn foi enfático sobre o processo de eletrificação da Nissan. “Quando lançamos o primeiro elétrico de grande volume [Nissan Leaf], você sabe, todo mundo riu da nossa cara”.
Anos depois, chegamos em 2021 onde praticamente todas as marcas possuem algum forte plano de mudança total para a eletrificação. A própria Nissan fará isso, com o lançamento de 15 carros 100% elétricos até 2030. Além disso, 23 modelos eletrificados (híbridos ou micro-híbridos) farão sua estreia antes da virada da década.
Nissan Hang-Out Concept [divulgação]Parte desses planos de eletrificação foi antecipada por quatro conceitos que ilustram essa matéria. A picape Surf-Out antecipa uma possível nova geração elétrica da Frontier. Já o Chill-Out pode ser a próxima geração do Leaf, mas agora convertido em SUV cupê.
Nissan Max-Out Concept [divulgação]A Nissan ainda apresentou o Hang-Out, que é um misto de hatch, minivan e SUV. Algo como um Kia Soul, mas com carroceria mais quadrada. Por fim, havia ainda o Max-Out, um conversível com linhas inspiradas em barcos e com visual bastante aerodinâmico.
Carlos Ghosn [divulgação]Isso é necessário para atender às exigências da Europa. Prova disso, é que 75% dos carros vendidos na Europa em 2026 serão eletrificados de alguma maneira. Nos EUA, 40% dos carros em 2030 serão totalmente movidos a baterias. Aqui no Brasil, no entanto, não há planos para eletrificação da frota nacional.
Nissan Chill-Out Concept [divulgação]Para o brasileiro Ghosn, no entanto, isso não é suficiente. “Eles estão realmente em uma posição ruim na corrida [dos carros elétricos]. Não tem visão. Eles não sabem para onde estão indo. [A Nissan] Não tem uma clara imagem sobre essa gigantesca transformação tecnológica que está acontecendo”.
1 comentário em “Ex-presidente da Nissan diz que “a marca não sabe para onde está indo””
Demitido pela Nissan por práticas desonestas, fugitivo de prisão do Japão onde foi condenado por sonegação, de onde escapou dentro de uma caixa, disse que a Nissan era uma pequena que não conseguiria sobreviver no Brasil como as grandes montadoras (porém a Ford é quem foi embora)… Quem dá atenção às insanidades que esse cidadão diz?
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Demitido pela Nissan por práticas desonestas, fugitivo de prisão do Japão onde foi condenado por sonegação, de onde escapou dentro de uma caixa, disse que a Nissan era uma pequena que não conseguiria sobreviver no Brasil como as grandes montadoras (porém a Ford é quem foi embora)… Quem dá atenção às insanidades que esse cidadão diz?