Destaque

Fiat mata Pulse Drive turbo e tira equipamentos do Audace

Sem alarde, linha 2023/2023 do Fiat Pulse é lançada sem uma versão turbo e com menos equipamentos em outra

Fiat Pulse Audace [divulgação]
Fiat Pulse Audace [divulgação]

Além da típica mudança de modelo, algumas marcas aproveitam a virada do ano para também mexer em seus carros (e no preço). Prova disso é que a Fiat já disponibiliza em seu site o configurador para o Pulse 2023/2023 com algumas novidades: a morte da versão Drive turbo, menos equipamentos na Audace e preço mais alto para todos.

Reorganizando a casa, a Fiat tirou de linha a versão de entrada com motor turbo do Pulse. Antes a gama era composta por Drive 1.3 manual, Drive 1.3 CVT, Drive 1.0 turbo, Audace 1.0 turbo e Impetus 1.0 turbo. Agora, a Drive 1.0 turbo sai de linha, criando um buraco de R$ 12 mil entre a versão 1.3 aspiradas automática e a 1.0 turbo mais barata.  Antes o salto era de R$ 7 mil.

Além disso, a versão Audace perdeu equipamentos. Retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, farol com acendimento automático, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa e farol alto automático deixam de ser itens de série e migram para a lista de opcionais.

Fiat Pulse Audace [divulgação]
Fiat Pulse Audace [divulgação]
Por R$ 2.490 há o pacote Safety com frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e alerta de mudança de faixa. Já o Kit Pack Tech Design agrega por R$ 3.490 o teto bicolor, rodas de liga-leve de 17 polegadas e central multimídia de 10,1 polegadas. 

A lista de opcionais foi modificada também nas versões Drive, mas os equipamentos de série seguem os mesmos de antes. Há agora somente um pacote, o Pack Plus de R$ 2.890 que traz rodas de liga-leve de 16 polegadas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. A central multimídia de 10,1 polegadas deixa de ser opcional para essa versões.

Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Fiat Pulse Impetus [divulgação]
O Pulse Impetus topo de linha segue sem alterações, tendo como único opcional o sistema Conect Me que traz funções do carro controladas por celular. É um equipamento extra que pede R$ 2.850 a mais por ele. Não houve alterações no Pulse Abarth.

Aumento de preços

Por falar em preços, a Fiat aproveitou a virada do ano para mexer na tabela do Pulse. O Drive manual agora custa R$ 98.990 graças ao aumento de R$ 2.400 no preço. É o único SUV à venda no Brasil por menos de R$ 100 mil, ao menos por enquanto. O Drive CVT agora custa R$ 105.990 e passou pelo mesmo reajuste do irmão manual.

Fiat Argo Trekking [divulgação]
Fiat Pulse Drive [divulgação]
Subindo para os modelos turbo, o Audace encareceu R$ 1.200, mesmo perdendo equipamentos. Ele agora custa R$ 117.990. Já o Pulse topo de linha, o Impetus, sai por R$ 128.990 mediante aumento de R$ 1.600 em sua tabela de preços. 

Vale lembrar que o Pulse, nas versões Drive, usa motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, podendo ter transmissão CVT ou manual de cinco marchas. Já as variantes Audace e Impetus trazem o 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque sempre pareado ao câmbio CVT. Já o Abarth traz motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. 

Fiat Pulse 2023: preços e versões

Drive 1.3 manual – R$ 98.990
Drive 1.3 CVT – R$ 105.990
Audace 1.0 turbo CVT – R$ 117.990
Impetus 1.0 turbo CVT – R$ 149.990

>>Fiat Pulse Drive 1.3 CVT não tem charme (e está tudo bem) | Avaliação

>>5 carros legais que a Fiat só fez no Brasil

>>Honda HR-V Touring só está na categoria errada | Avaliação