Caos no setor automotivo

Greve do Ibama prejudica chegada de carros importados ao Brasil

O Ibama cuida das emissões dos carros que chegam ao Brasil. Mas como o órgão está de greve, as montadoras e alguns modelos estão prejudicados

Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos Drive [Auto+ / João Brigato]

Desde de janeiro deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, está em greve. Só que, como eles aprovam as licenças ambientais que garantem a regularidade das emissões de gases dos carros vendidos por aqui, alguns modelos importados estão impedidos de chegarem ao país. A situação está tão alarmante, que concessionárias quase não possuem estoque desses carros produzidos internacionalmente.

Essa greve tem como intuito trazer aumento salarial, novo plano de carreira, valorização do órgão ambiental e melhores condições de trabalho. O instituto cuida da regulamentação e liberação dos carros vendidos no Brasil. Os funcionários autorizam ou não os modelos para a venda em território brasileiro, de acordo com sua eficiência energética e seus números de emissões de gases no meio ambiente. Uma proposta feita pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi feita na semana passada e ainda existem negociações.

Contudo, a paralisação de três meses já afetou mais de 30 mil carros de diversas montadoras. As mais prejudicadas são a BYD, GWM, Peugeot, Toyota, Nissan, Volkswagen, Fiat, Kia e até a Volvo. Algumas delas trazem carros por meio dos navios e os automóveis seguem parados nos portos. Já os veículos produzidos na Argentina, chegam ao Brasil por estrada e também estão impedidos de seguirem para suas respectivas concessionárias.

Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 208 Style Turbo [Auto+ / João Brigato]

Concessionárias estão em apuros

A equipe do site Autoesporte apurou com algumas concessionárias como estavam procedendo com toda essa situação. Em uma loja da Peugeot, um dos vendedores revelou que tem apenas 10 unidades do 208, que é fabricado em El Palomar, na Argentina. As demais montadoras não se posicionaram até o presente momento, todavia seguem atentas às próximas novidades dos funcionários do órgão ambiental.

Os carros que são importados e que podem ter diversas unidades paradas à espera da avaliação do instituto são o Peugeot 208, Fiat Cronos, Toyota Hilux e SW4, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok e Taos e modelos das marcas como GWM, Kia, Volvo e BYD.

Volkswagen Taos Comfortline [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Taos Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Você sabia dessa greve? Você tem algum desses carros? Conte nos comentários


>>Dafra encerra produção da Apache RTR 200 no Brasil

>>5 sedãs médios mais baratos do Brasil

>>GWM prevê 170% de crescimento no Brasil em 2024