Destaque

Peugeot 208 agora fala “mamma mia” para ressuscitar a Lancia

Nova geração do Lancia Ypsioln nasce a partir do Peugeot 208 e do Opel Corsa com a missão de renascer uma marca esquecida

Lancia Ypsilon [divulgação]
Lancia Ypsilon [divulgação]

Desde os tempos da FCA, a Lancia era a marca mais negligenciada pelo grupo. Há uns bons anos ela sobrevive vendendo o hatch compacto Ypsilon só na Itália. Contudo, com o advento da Stellantis e o prazo de dez anos para voltar a ser lucrativa, a marca vai renascer com uma interpretação italiana do Peugeot 208 e do Opel Corsa.

Depois de ter todo o seu visual vazado em flagras diversos e de até ter sido jogado em um rio, o Lancia Ypsilon de nova geração foi oficialmente revelado pela marca. Por enquanto a Stellantis mostrou apenas a edição de lançamento Cassina, feita em parceria com a grife de móveis luxuosos de mesmo nome.

Ao todo, serão 1906 unidades (número alusivo à inauguração da Lancia), todos equipados com motorização elétrica. A Lancia não revelou especificações, dizendo apenas que o modelo faz 403 km com carga completa graças às baterias de 54 kWh. Contudo, como o conjunto é o mesmo do Peugeot e-208 e do Opel Corsa-e, são 136 cv e 26,5 kgfm de torque.

Lancia Ypsilon [divulgação]
Lancia Ypsilon [divulgação]
Futuramente, o Lancia Ypsilon também será vendido com motor 1.2 PureTech três cilindros em variante turbo ou aspirada. Além disso, terá opções semi-híbridas com o mesmo motor de origem Peugeot. O modelo terá versões manuais e automáticas para agradar ao gosto específico do europeu.

Dolce vita

Esteticamente, o Lancia Ypsilon se diferencia fortemente do Peugeot 208 e do Opel Corsa por conta do desenho ousado. A dianteira é marcada por uma grande faixa preta com luz de LED em formato de T. O nome Lancia vem escrito bem acima. Já os faróis são blocos posicionados no para-choque. 

Na traseira, lanternas circulares com um Y branco no interior marcam o estilo. Elas são conectadas por uma barra preta, como no Peugeot 208. Já o para-choque tem estilo limpo. Diferentemente de seus primos, o Lancia tem maçaneta traseira camuflada na coluna C. Contudo, repete os para-lamas em preto brilhante das versões GT do 208. 

Já no interior, o Ypsilon justifica o posicionamento acima do Peugeot 208 e dois degraus à frente do Opel Corsa. A edição limitada Cassina traz bancos revestidos em veludo azul, além de inserções de couro azul, como na bandeja colocada no meio do painel. A central multimídia é a mesma do Citroën C3 brasileiro, mas com layout próprio.

Alexa italiana

Temos ainda painel de instrumentos totalmente digital, volante de base reta com elementos compartilhados com outros Stellantis, além de iluminação feita por LEDs coloridos. Ele traz um novo sistema batizado de SALA (Sound Air Light Augmentation), que praticamente é uma Alexa no painel – incluso o formato e a luz de LED azul em volta.

Destinado exclusivamente ao mercado europeu, o Lancia Ypsilon não será vendido no Brasil. Contudo, o modelo marca a volta da fabricante italiana a mercados fora de sua terra natal. 

Lancia Ypsilon [divulgação]
Lancia Ypsilon [divulgação]
Você gostaria de que a Lancia vendesse seu novo hatch no Brasil? Conte nos comentários.

>>Peugeot confirma novos E-408 e E-5008 e nada abaixo do 208

>>Stellantis anunciará grande investimento no Brasil em fevereiro

>>Peugeot 2008 1.6 já saiu de linha e só sobrou o THP, por enquanto