Destaque

JAC quase lançou uma bizarra cópia de Q7, GL e Cayenne

Nos tempos em que as montadoras chinesas copiavam, JAC quase caiu na tentação de fazer uma mistura de Audi Q7, Mercedes GL e Porsche Cayenne

JAC P241 [CNPickups]
JAC P241 [CNPickups]

Faz pouco tempo que as fabricantes chinesas abandonaram a péssima mania que tinham de copiar carros internacionais. Muitas vezes as cópias eram tão ruins que pareciam mais carros feitos no camelô. Exemplo disso foi um SUV que a JAC quase fez no qual misturava visual de Audi Q7, Mercedes GL e até Porsche Cayenne.

Vazado por registro de patentes na China e alguns flagras na época, o JAC P241 seria o primeiro SUV de sete lugares da marca. Um modelo que seria lançado em 2013: bem antes do T80 que foi vendido no Brasil e tinha bastante personalidade própria. O projeto P241 nasceria a partir da plataforma espichada do T6, usando os mesmos motores dele.

O problema era o visual, que mais parecia uma grande mistureba de SUVs alemães encaixados em uma falta terrível de proporção. A frente trazia elementos de Mercedes-Benz, como o desenho do capô e da grade frontal. Só que os faróis pareciam os mesmos do Classe A, um hatch médio de proporções bem menos generosas que esse SUV grande chinês.

JAC P241 [CNPickups]
JAC P241 [CNPickups]

Sopa alemã

Para piorar a situação, o para-choque tinha desenho igual ao do Porsche Cayenne. Só que a frente de Mercedes, com para-choque de Porsche e logotipo da JAC não combinava em nada. Mas tudo que está ruim pode piorar, e muito. A traseira do JAC P214 era inspirada no Audi Q7. Só que como o modelo chinês era mais alto, a proporção se tornou bizarra.

JAC P241 [CNPickups]
JAC P241 [CNPickups]
A traseira ficou alta, parecendo amassada, com lanternas de corte seco e tampa traseira excessivamente longa. As linhas retas típicas de Audi não combinavam em nada com a frente arredondada com pegada de Mercedes. Para piorar, o modelo tinha luzes auxiliares no para-choque, mas eram tão finas que de nada serviam. Ainda bem que a JAC desistiu desse carro.

>>BYD Song Plus chega ao Brasil mais barato que o Compass 4Xe

>>JAC E-JV5.5 é o novo furgão elétrico da marca por R$ 314.900

>>BYD registra Han híbrido e rival do Tesla Model 3 no Brasil