Home » Destaque » Jeep apresenta mini Renegade com peças de Peugeot 208

Destaque

Jeep apresenta mini Renegade com peças de Peugeot 208

Inédito SUV subcompacto elétrico da Jeep é o resultado de um triângulo amoroso entre Renegade, Compass e Peugeot 208

3 min de leitura

Há muito tempo a Jeep fala sobre um mini Renegade no mercado internacional. Contudo, a materialização desse modelo ainda era dúvida. Começou como um derivado do Fiat Panda 4×4 (basicamente um Fiat Uno com tração nas quatro rodas), mas migrou para a plataforma do Peugeot 208 quando a Stellantis nasceu. Agora revelado oficialmente, ele vai além.

Visualmente ele é a mistura perfeita entre Renegade e Compass, mas com peças (e plataforma) de Peugeot 208.  A Stellantis não revelou uma vírgula sequer sobre o modelo, além de prometer lançamento para 2023 e que ele será o primeiro SUV 100% elétrico da marca. Isso, porém, não descarta uma versão a combustão.

O mini Renegade foi pensado para ser a nova porta de entrada da marca, mas com motores elétricos onde já há demanda forte para isso, como EUA e Europa. Contudo, mercados de baixo custo como Índia e América Latina (o que pode incluir o Brasil), devem receber o modelo em versão a combustão.

Jeep Mini Renegade [divulgação]
Jeep Mini Renegade [divulgação]
Feito sobre a plataforma STLA Small, uma evolução da CMP de Peugeot 208, Citroën C3 e Opel Corsa, o mini Renegade deve ter até 4 metros de comprimento. A medida é importante para que a Jeep possa vende-lo com descontos de impostos na Índia. Além disso, é preciso abrir uma distância do Renegade, que tem 4,23 m de comprimento.

O fato de ser feito na plataforma STLA Small / CMP facilitaria a produção do mini Renegade no Brasil na fábrica de Porto Real da Citroën e da Peugeot ou na planta argentina que faz hoje o 208. Por enquanto não há planos para isso, afinal, o menor SUV da Jeep poderia atrapalhar a vida do Fiat Pulse.

Renegade + Compass + 208

Visualmente fica clara a mistura entre Renegade, Compass e até Peugeot 208 no mini SUV. A dianteira é quadrada com o mesmo desenho do conjunto que engloba faróis e grade do Renegade, porém sem as lentes redondas, puxando para o lado do Compass. O para-choque tem desenho parecido com o do Commander, mas mais robusto.

Jeep Mini Renegade [divulgação]
Jeep Mini Renegade [divulgação]
Capô reto e com adesivo ao centro puxa para o Renegade, enquanto a linha de cintura alta e teto com pintura contrastante são puro suco de Compass. Na traseira, o desenho do vidro é idêntico ao do SUV médio, mas sem o friso cromado. Já as lanternas quadradas em X são do SUV mais vendido do Brasil, ainda que tenham um adicional na tampa do porta-malas.

Linhas laterais bem marcadas das caixas de roda e maçaneta traseira camuflada tentam dar uma aparência própria ao modelo. Já que olhando de frente e de trás, ele é a mistura perfeita entre os dois SUVs de entrada da Jeep. Já os retrovisores e maçaneta dianteira: surpresa! Eles são do Peugeot 208.

>>Stellantis lançará 17 carros até 2023 entre Jeep, Fiat, Peugeot e mais

>>10 mil Jeep Renegade 2022 foram vendidos em 4 dias

>>BYD tem SUV do tamanho do Jeep Compass com karaokê embutido

YouTube video

6 comentários em “Jeep apresenta mini Renegade com peças de Peugeot 208”

  1. Airplane

    Aqui teria que vir com motor à combustão já que veículos 100% elétricos (BEV – Battery Eletric Vehicles) tem limitações no Brasil pois o número de estações de recarga disponíveis é pequeno e o preço dos veículos é altíssimo já que não há incentivos do governo (como existem na Europa, por exemplo) !
    Melhor solução para a Jeep, no Brasil, são os Renegade e-Hybrid e Compass e-Hybrid, versões híbridas-leve (mHEV), já disponíveis na Europa e que não necessitam de carregamento em tomadas !

  2. Douglas Charles Cunha

    Tá mais para mini Evoque.

  3. Rogério Nunes

    Totalmente mini Compass!

  4. Rodrigo Ramos Nunes

    Tinha que ter uma foto do lado da renegade, pra gente ter uma noção do tamanho. Tá mais pra uma mini compass.

  5. Claudio Nunes

    Seria show com motor à combustão 1.0

  6. Letícia

    Vou esperar pra comprar está versão….

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar