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Latin NCAP promove anúncios no Twitter para difamar Fiat

Há um tempo a relação entre Latin NCAP e a Stellantis não é boa, mas o órgão pesa a mão na hora de criticar a Fiat?

Fiat Pulse no Latin NCAP [divulgação]
Fiat Pulse [Latin NCAP]

Desde que o Latin NCAP passou a testar modelos da Stellantis, uma mão mais pesada na crítica é notada. O tom mais agressivo dado a modelos do grupo italo-francês, em especial a modelos da Fiat e da Jeep é notado a cada novo crash-test. Mas no caso recente do Fiat Pulse, o Latin NCAP foi um pouco além.

O órgão tem patrocinado um post com frequência no X / Twitter promovendo as duas estrelas no teste do Fiat Pulse. O mesmo não é feito com outros modelos com bons resultados no teste ou até com as mesmas duas estrelas. O anúncio tem sido veiculado desde 14 de dezembro, quando o teste foi divulgado.

Além disso, o Latin NCAP retweetou 11 posts falando sobre o resultado do teste do Pulse, um número bem mais alto do que a média de outros modelos. De fato, o teste de segurança do Pulse deixou a desejar, mas fica cada vez mais evidente que o órgão pega no pé da Stellantis mais do que em outras marcas.

Caso Renegade e C3

Algumas evidências aconteceram neste ano, como quando o Latin NCAP propositalmente testou um Jeep Renegade velho e o zerou no teste. O modelo já não era fabricado mais e era de um resto de estoque na Colômbia. A unidade testada não tinha seis airbags ou frenagem autônoma de emergência, que é equipamento de série até no Renegade Sem Nome.

Outro ponto está no tom das críticas feitos pelo Latin NCAP a modelos da Stellantis. Pegue como exemplo JAC E-JS1 e Citroën C3. Os dois modelos tiveram zero estrelas no teste de impacto, sendo que a nota em pontuação do modelo chinês foi ainda pior. Mas a maneira com a qual as falas de executivos do Latin NCAP foram feitas é bem diferente.

Jeep Renegade [Latin NCAP]
Jeep Renegade [Latin NCAP]

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, sobre o C3, afirmou que “É alarmante como a Stellantis repetidamente desconsidera a segurança básica para os latino-americanos e é inaceitável que seus veículos alcancem um nível tão baixo de segurança quando eles sabem muito bem como produzir carros acessíveis e muito mais seguros. Com esse resultado, somado ao baixo desempenho da Strada, 208, Cronos/Argo, entre outros, o Latin NCAP os incentiva fortemente a revisar esses requisitos, que estão longe do que eles alegam e do que os consumidores da região merecem”.

O mesmo executivo, ao falar sobre o JAC, foi bem mais brando, mesmo sendo um carro pior. “O Latin NCAP compartilha preocupações ambientais em todo o mundo e está alinhada com todas as iniciativas relevantes para reduzir as emissões de CO2. No entanto, isto não deve ser motivo para desconsiderar a segurança dos veículos. Não deve ser uma questão de “limpo ou seguro”, ambos os aspectos são relevantes e não devem competir um com o outro. Há muitos modelos no mundo inteiro que têm emissões zero e oferecem um desempenho de segurança muito melhor do que este modelo JAC”.

Citroën C3 [Latin NCAP]
Citroën C3 [Latin NCAP]

Acha que o Latin NCAP tem algum problema com a Stellantis ou apenas cobra de maneira correta as montadoras do grupo porque tem carros com pouca segurança? Conte nos comentários.

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