Destaque

Em breve no Brasil, chinesa aposta em perua elétrica

Novo modelo da Hozon, a EP41 é uma perua elétrica que pretende brigar com a Tesla e com a Volkswagen na China

Hozon Nezha EP41 [reprodução]
Hozon Nezha EP41 [reprodução]

A Hozon, uma startup chinesa de veículos elétricos, está pronta para expandir sua linha de produtos com o lançamento de uma perua elétrica neste ano. O anúncio foi feito pelo CEO da Nezha, Zhang Yong, que compartilhou uma imagem teaser do protótipo camuflado. Com a promessa de apresentar melhorias de hardware e software de última geração, a nova perua quer ser um destaque no mercado automotivo.

A perua, chamada de EP41, possui características de estilo semelhantes ao sedã Neta S, lançado em 2022. A parte frontal até as colunas B parece ser idêntica, mesmo camuflada, enquanto a traseira redesenhada do EP41 lembra a VW Arteon Shooting Brake. 

Embora as especificações técnicas ainda não tenham sido divulgadas, espera-se que a EP41 tenha uma proposta similar ao Neta S, que mede 4,80 m de comprimento. Isso coloca a perua em competição direta com o Tesla Model 3 e outros modelos populares no mercado.

Hozon Nezha S [divulgação]
Hozon Neta S [divulgação]

Estrutura da perua da Hozon

Uma das principais novidades da EP41 é a introdução da versão 2.0 da arquitetura modular Shanhai da empresa. Essa atualização incorpora várias melhorias em relação à base do sedã Neta S. Embora não esteja claro se a EP41 terá os mesmos motores elétricos disponíveis no Nezha S, é esperado que o novo modelo ofereça tenha um grande desempenho.

Além disso, a EP41 será equipada com o LiDAR Hesai AT128 montado em seu teto. Essa tecnologia tem como objetivo aprimorar as capacidades de direção autônoma do sistema Neta Pilot ADAS, garantindo uma experiência de condução mais segura e avançada.

O CEO da Neta confirmou que a perua EP41 fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim, em abril de 2024. As primeiras entregas estão previstas para ocorrerem ainda neste ano. 

Expansão

A Hozon tem grandes ambições para a expansão global de seus produtos. A empresa planeja entrar em 50 mercados ao redor do mundo e exportar mais de 100 mil unidades até o final de 2024. O Brasil está no radar para receber os modelos da marca, já que se trata de um mercado importante na América Latina, onde a Hozon também pretende atuar.

Gostou da perua elétrica da Hozon? Acha que a marca pode fazer sucesso no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Brasil terá nova invasão de carros e marcas chinesas em 2024

>> Europa pode virar a Cuba dos carros, alerta partido

>> BYD revela mais detalhes sobre os novos SUVs da família Song