Destaque

Marca chinesa anuncia carro elétrico com mais de 1.000 cv

Feito pela marca chinesa HiPhi, o sedã elétrico tem três motores, potência exorbitante e chega perto dos 300 km/h

carro chinês elétrico
HiPhi A [divulgação]

A marca chinesa HiPhi, em colaboração com a Apollo Automobil, apresentou seu mais novo projeto de carro elétrico. Com visual exótico e parecendo que saiu de filme cyberpunk, o HiPhi A promete entregar um certo nível de luxo, ao mesmo tempo que faz de 0 a 100 km/h na casa dos dois segundos.

O novo HiPhi A é no modelo Z da fabricante, que não tem nada a ver com o Nissan Z, apesar do nome pouco original. Em março, a empresa este outro sedã elétrico, que tem 600 cv de potência e um design tão maluco quanto o HiPhi A. Desde então, a empresa seguiu trabalhando nesse novo projeto e que será apresentado ao público nesta semana. Será possível conferir um carro real no próximo Salão do Automóvel de Guangzhou, que começa nesta sexta-feira. As primeiras entregas aos clientes estão previstas para o início de 2025.

Uma das características mais impressionantes do HiPhi A é o seu sistema de propulsão elétrica. Enquanto o modelo Z conta com dois motores elétricos, o A é alimentado por três motores: um no eixo dianteiro e dois na traseira, um para cada roda traseira. Esses motores desenvolvidos internamente pela HiPhi têm uma potência máxima combinada de 1.287 cv.

HiPhi A [divulgação]
HiPhi A [divulgação]

A energia elétrica é fornecida por um pacote de baterias com capacidade ainda não divulgada, capaz de fornecer até 1.500 quilowatts no pico. O sistema de propulsão é baseado em uma arquitetura elétrica de 800 volts, desenvolvida internamente pela empresa, e promete manter sua potência máxima por mais de 30 minutos. Como resultado, o veículo atinge uma velocidade máxima impressionante de 299 km/h.

Além do poderoso sistema de propulsão, o HiPhi A também apresenta outras melhorias em relação ao modelo Z. Ele compartilha o sistema de suspensão a ar com o HiPhi Z, mas traz uma configuração de direção traseira, amortecedores adaptativos e um novo sistema de vetorização de torque. A HiPhi se uniu à Apollo Automobil, a empresa responsável pelos supercarros elétricos Intensa Emozione e G2J, para dar vida a este novo modelo de alta performance.

HiPhi A [divulgação]
HiPhi A [divulgação]

Por enquanto, não está certo se este novo sedã elétrico da marca chinesa será vendido em outros mercados. A HiPi tem lojas na Alemanha e na Noruega, o que poderia facilitar a venda nestes países.

O que achou deste novo carro elétrico da marca chinesa? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> BYD Song Plus e a saga dos 1.000 km com um tanque | Avaliação

>> Exclusivo: Maxus virá ao Brasil, mas não contra GWM e BYD

>> Stellantis joga fora motor V8 de mais um carro