![Moskvich [divulgação] Moskvich [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Moskvich-1-990x556.jpg)
Num primeiro momento, ler esse subtítulo pode fazer você me questionar se eu disse lé com cré, como diria o bom jargão popular. Uma marca russa, que retornou à linha de produção numa fábrica que era da Renault e produzindo rebadges de carros da JAC? Hã? Eu te explico. A Moskvich é uma marca russa, que nasceu em 1930 e acabou falindo em 2006.
Desde sua falência, a marca nunca cogitou retorno, até o fatídico ano de 2022 para o leste europeu, com a declaração de guerra da Rússia contra a Ucrânia. A quantidade de empresas que deixaram o país após os embargos econômicos contra a Rússia fez o mercado automotivo do país definhar. A Lada, marca mais conhecida de lá e controlada até então pela Renault, foi vendida pelo equivalente a R$ 0,07 centavos.
E a fábrica que a Renault tinha na capital Moscou, foi abandonada. Com isso, a KAMAZ decidiu que era o momento de trazer a Moskvich novamente. E lá começaram as movimentações para o retorno da marca. Contataram a JAC na China para ter os direitos de produzir os carros na Rússia sob a nova marca e a Moskvich e aí está. Em menos de um ano, em pé, novamente.

Acho que vi um gatinho
A marca começou a produção na unidade de Moscow Automobile Plant Moskvich, como assim agora é chamada a antiga fábrica da Renault, com um SUV médio bem conhecido nosso: o JAC T60 e E-JS4. Por lá, ele será chamado de Moskvich 3. Até o final de 2023, a empresa pretende produzir cerca de 600 unidades, sendo 400 com motor a combustão e 200 modelos elétricos.
Na Rússia, o Moskvich 3 deve ser equipado com motor 1.5 Turbo a gasolina de 150 cv e 21,4 kgfm de torque, enquanto o elétrico tem 150 cv e 34,7 kgfm de torque. A produção na Rússia acontece com um processo semi-desmontado, em regime CKD. A produção deve crescer gradativamente e os primeiros componentes em solo russo começam a ser produzidos a partir de 2024.
>>JAC oficialmente para com carros a combustão no Brasil
>>JAC E-JS4: um elétrico viável, mas cheio de pequenas falhas | Avaliação