Destaque

Um dos motores mais famosos da Peugeot morrerá em 2024

É o começo do adeus aos motores diesel da Peugeot para carros de passeio, que deixará de fabricá-lo em 2024

Peugeot 3008 [divulgação]
Peugeot 3008 [divulgação]

Com a pressão da União Europeia frente às emissões de poluentes, a inevitável eletrificação de todos os carros e os custos, a Peugeot já decretou o fim da produção de seus carros diesel. A marca francesa, junto de suas irmãs Citroën e Opel, deixará de oferecer carros de passeio diesel no ano que vem, mas os utilitários não durarão muito.

Segundo informações do L’Argus, o 1.5 dCi quatro cilindros diesel em suas diversas variantes deixará de ser oferecido já na virada do ano. Hoje esse motor equipa desde modelos pequenos como 208, C3 e Corsa, passando por SUVs como 2008, C3 Aircross e Mokka, até modelos maiores como 5008, Grandland e C5 X.

A ideia é que as versões diesel sejam substituídas pelo 1.2 PureTech em versão eletrificada de 100 cv ou 136 cv. Hoje, esse motor conta com transmissão e-DCS6, uma caixa automática de seis marchas acoplada a um pequeno motor elétrico que reduz o esforço do motor a combustão, além de deixá-lo menos poluente e mais econômico.

Peugeot 308 [João Brigato/Auto+]
Peugeot 308 [João Brigato/Auto+]

Com isso, a Stellantis promete o mesmo consumo e torque dos modelos diesel nas versões de 100 cv e 136 cv desse novo conjunto semi-híbrido. Com isso, um dos motores mais conhecidos e usados pela Peugeot e pela Citroën (além de outras marcas que compraram esse motor) deixará de ser ofertado.

Para utilitários, o 1.5 BlueHDi, que vem de outra família e tem outra aplicação, deve seguir sendo usado por um tempo extra. Isso porque ele tem foco em modelos utilitários, como as vans Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert, oferecidas no Brasil justamente com esse propulsor. 

Peugeot 5008 [divulgação]

Em um futuro breve, contudo, a Stellantis deverá passar a oferecer essas vans com algum tipo de eletrificação para reduzir a poluição e consumo. É possível que o diesel sobreviva mais tempo só nesse tipo de veículo, mas os carros de passeio diesel do lado PSA da Stellantis estão com os dias contados. 

Você acha certo que os carros diesel sejam cortados do mercado dessa maneira? Conte nos comentários.

>>Peugeot 208 2024 tem preço reduzido em R$ 14 mil no Brasil

>>Exclusivo: Fiat Mobi só terá mudanças na linha 2026

>>Citroën C4 Cactus Noir é lançado com preço competitivo