Destaque

HR-V menor, novo Honda Elevate seria um ótimo sucessor do WR-V

Revelado na Índia, o novo Honda Elevate foi criado para ser um HR-V de baixo custo, ocupando o posto que já foi do WR-V

Honda Elevate [divulgação]
Honda Elevate [divulgação]

O Honda Elevate é o novo SUV pequeno da marca japonesa projetado para mercados emergentes. Depois de muito mistério, enfim o modelo foi revelado e, curiosamente, ele não utiliza a usual estratégia de nomeação da montadora, que batiza seus utilitários com três letras, como acontece com HR-V e CR-V.

O Elevate será produzido na Índia como um modelo global, mas os mercados para onde ele será exportado serão definidos em um futuro próximo. O novo SUV pequeno foi apresentado com um motor a gasolina não eletrificado, mas uma variante totalmente elétrica foi confirmada para ser lançada em no máximo três anos.

Em relação ao visual, o novo SUV parece mais quadrado em comparação com o HR-V. A grade é destacada por uma peça cromada que conecta os faróis de LED, enquanto o capô alto realça suas credenciais de SUV. O perfil é um pouco conservador, e as rodas de 17 polegadas parecem pequenas para a altura do veículo. Atrás, o Elevate tem mais cara de Honda, com lanternas em LEDs em forma de L e uma tampa traseira típica e larga.

Honda Elevate [divulgação]
Honda Elevate [divulgação]
Apesar de a Honda ter se esforçado em dar ao interior uma cara mais premium, com o revestimento de couro, a cabine do novo SUV não esconde sua proposta de ser de um carro mais econômico. Os mostradores analógicos no painel de instrumentos são acompanhados por um display de 7 polegadas, enquanto uma central multimídia de 10,25 polegadas abriga o sistema de entretenimento.

Entre os itens de série, estão o teto solar elétrico, carregador sem fio para celulares, saídas de ar-condicionado traseiras e muitos porta-trecos em toda a cabine.

[divulgação]
[divulgação]
Ao contrário de outros concorrentes voltados para mercados emergentes, o Elevate é equipado com o Honda Sensing, além de ter seis airbags. O porta-malas é maior que o do HR-V, tendo 458 litros de capacidade.

Dados técnicos novo Honda Elevate

O novo Elevate mede 4,31 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,65 m de altura, com entre-eixos de 2,65 m, e um vão livre do solo de 22 cm. Debaixo do capô está o motor a gasolina i-VTEC 1,5 litros que produz 120 cv e 14,7 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas ou CVT que simula 7 velocidades. A plataforma é a mesma do Honda City.

[divulgação]
[divulgação]
Embora não esteja certo que o novo Elevate será vendido no Brasil, ele cairia como uma luva em nosso mercado. Afinal, o modelo poderia brigar com o Fiat Pulse e o futuro SUV da Renault, além de ser um sucessor espiritual do finado WR-V. Como há planos de fornecer o modelo para outros mercados emergentes, quem sabe a Honda não se anima e traz o modelo para o Brasil. 

>> Honda Civic Type R arranca as palavras do cérebro | Impressões

>> Carros bons que inexplicavelmente não são vendidos no Brasil

>> Cinco carros que só tiveram uma geração, mas foram importantes