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Jaecoo e Omoda repetirão estratégia da GWM no Brasil

Novas marchas Jaecoo e Omoda da Chery só venderão carros eletrificados por aqui, ainda que haja um semi-híbrido na conta

3 min de leitura

Preparando as malas para o Brasil, as novas marcas Omoda e Jaecoo, controladas pela matriz da Chery na China, terão novidades fortes para o próximo ano. Repetindo a estratégia da GWM, as duas marcas venderão somente carros eletrificados no Brasil, ainda que dentro dessa estratégia também tenha um modelo semi-híbrido.

Em entrevista ao Auto+, representantes das duas marcas anunciaram que o Brasil terá três carros. Um será Omoda e dois serão Jaecoo, todos eles com diferentes versões. As marcas ainda reforçam que seus modelos terão motorizações semi-híbrida, híbrida plug-in e totalmente elétrica.

Não ficou claro se cada motorização compreende um dos carros ou se cada carro poderá ter essas três possibilidades de motorização. Mas o atual portfólio de carros da Omoda e da Jaecoo já indica uma pista. Hoje a Omoda tem o C5 em versões 1.5 e 1.6, ambas quatro cilindros turbo sem qualquer tipo de eletrificação.

Jaecoo J8 [divulgação]
Jaecoo J8 [divulgação]

Contudo, há uma versão totalmente elétrica do SUV, que pode indicar que ele seja o escolhido para ser o elétrico total da marca. Já a Jaecoo tem mais possibilidades. O J7 tem versão híbrida plug-in, com exatamente o mesmo conjunto do Tiggo 8 Pro: 1.6 quatro cilindros turbo. 

Já o Jaecoo J8, que deve ser o outro modelo prometido pela marca, tem opção de motor 2.0 quatro cilindros turbo ligado a um sistema híbrido plug-in. O conjunto leva o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e tem autonomia de 1.300 km com tanque e baterias cheios. O mistério, contudo, fica para o modelo semi-híbrido.

Omoda C5 [divulgação]

Duas marcas, uma concessionária

Outro ponto no qual a estratégia da Omoda e da Jaecoo se aproxima da GWM é na unificação de concessionárias. A Great Wall é dona das marcas Haval, Ora, Wey, Tank e Poer, todas vendidas no Brasil como linhas da GWM e sempre na mesma concessionária. No caso das novas marcas da Chery, a estratégia se repetirá.

“A Omoda | Jaecoo terá uma rede única de concessionárias, utilizando os showrooms para exibição dos modelos das marcas Omoda e Jaecoo”, diz a marca em entrevista ao Auto+. Vale ressaltar, contudo, que os modelos serão vendidos como marcas separadas, apesar de figurar no mesmo showroom.

Jaecoo J7 [divulgação]
Jaecoo J7 [divulgação]

Você está ansioso pela chegada da Omoda e da Jaecoo no Brasil? Conte nos comentários.

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4 comentários em “Jaecoo e Omoda repetirão estratégia da GWM no Brasil”

  1. Eduardo Teixeira Kull

    Pessoalmente, acho que o Omoda 5 deveria vir com o motor 1.6 turbo.

  2. Tulio

    Não vai acabar nunca com a caoa chery podem até vir pro Brasil
    Mas poderia vir sem o grupo chery
    Vamos ver Vamos ver né?
    Os carros devem ser bons

    • Jeferson

      Omoda e Jaecoo são submarcas da Chery.

      A questão aqui é que a Chery sabe que se nada for feito aqui, com BYD e GWM tendo produção no Brasil, vai abocanhar boa parte das vendas atuais da Chery aqui. E isso a Chery não quer. Até por isso, a pressa em trazer novas submarcas.

      O problema é a CAOA, que prefere viver da renda fácil dos Tiggo, tanto que nem se esforça para aumentar os índices de nacionalização de componentes, o que no auge da pandemia quase custou a vida da operação brasileira, devido a enorme elevação dos custos com frete naval e conteineres.

      A Hyundai não vai mais prorrogar o contrato com a CAOA para além de 2028, e ao invés de buscar manter a relação no melhor nível possível com a Chery, vem criando dificuldades, como na questão da fábrica de Jacareí. A CAOA não quer investir lá, mas não quer deixar a Chery usar a fábrica (que pertence 50% a Chery) para produzir essas novas submarcas e também prefere deixar a fábrica parada ao invés de colocá-la à venda, caso não haja mais a reativação.

      Vale lembrar aqui que a CAOA não tem nem capacidade financeira e nem know-how para desenvolver um veículo do zero e ainda acabaria pagando o preço de não desenvolver relações com fornecedores locais de autopeças.

      Dr. Caoa deve estar se revirando no túmulo ao ver que o filho aos poucos está matando a empresa que ele criou.

      • TELESFORO MATOS

        A CAOA sentirá na pele o mesmo que fez à Hyundai.

        A CAOA matou TODOS os carros importados da Hyundai para vender Tiggos… Inferiores.

        A Hyundai vai retomar a venda dos importados e então teremos I20, I30, Tucson, Santa Fé, Azera e etc., etc., carros considerados e altíssima qualidade e tecnologia.

        A CAOA vai acabar.

        A CAOA mostrou o que não se deve fazer com uma das maiores marcas do mundo.

        Provará do próprio veneno e já vai tarde…

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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