Destaque

Ram Rampage chega às lojas e já tem número impressionante de vendas

Menor picape da marca no Brasil, a Ram Rampage já está nas concessionárias da marca, estreando com um tremendo sucesso nas vendas

Ram Rampage na nova loja da marca [divulgação]
Ram Rampage na nova loja da marca [divulgação]

A Rampage já está disponível nas concessionárias da Ram no Brasil. Na última quinta-feira (17), a montadora da Stellantis realizou um evento especial para anunciar a chegada de sua picape menor nas lojas, inaugurando a Ram House São Paulo, terceira loja conceito no país e a primeira da capital paulista.

Essa unidade fica na badalada Av. Europa, oferecendo aos clientes uma decoração premium, vitrine com os acessórios da Mopar, área de convivência Ram Coffee e a loja Ram Store. Além desta unidade, a Ram House está presente em Alphaville (Barueri-SP) e em Goiânia (GO).

De volta à caminhonete Rampage, a Ram já tem muito o que comemorar com o modelo. Mesmo chegando apenas agora às 115 concessionárias da marca, a picape já tem mais de 8 mil vendas. A maioria delas foram para os modelos equipados com o motor a gasolina Hurricane 4, de 272 cv, mas o veículo também conta com o motor diesel 2.0 de 170 cv.

Ram Rampage R/T [divulgação]
Ram Rampage R/T [divulgação]

Baseada na plataforma Small Wide 4×4 que dá vida à Fiat Toro e aos Jeep Renegade, Compass e Commander, a Rampage é o maior e mais sofisticado carro feito sobre essa base. Com 5,02 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, ela é substancialmente maior que a Toro.

A prima italiana é 8 cm mais curta, 4 cm mais estreita, 5 cm mais baixa, mas empata em entre-eixos. Na caçamba são 980 litros de capacidade na Rampage contra 937 litros da Toro. Destacando o fato de que a Ram leva 1.015 kg na versão diesel, enquanto a gasolina carrega até 750 kg.

Ram Rampage Rebel [divulgação]
Ram Rampage Rebel [divulgação]

Segundo a Stellantis, o tanque do modelo diesel é de 60 litros, 5 litros a mais que a Rampage a gasolina. Além disso, a picape conta com 26,4 cm de vão livre do solo nas versões Laramie e Rebel, contra 25,7 cm da esportiva R/T. Além disso, os ângulos de ataque e saída mudam de acordo com o modelo.

O ângulo de entrada na Laramie e na Rebel é de 25,7° contra 25° da R/T. Além disso, o ângulo de saída é de 27,5° nas versões diesel, enquanto a Rebel gasolina e a Laramie gasolina contam com 25,3° – ainda maior do que os 24,5° da Rampage R/T. 

Ram Rampage R/T [divulgação]
Ram Rampage R/T [divulgação]

Versões Ram Rampage

A Ram Rampage é vendida no Brasil em cinco versões ao todo, mas em três variantes. A aventureira Rebel conta com para-choques em preto fosco, mesmo acabamento usado no retrovisor e bordas de janela. As rodas de liga-leve são de 17 polegadas calçadas em pneus todo terreno. O interior tem teto e bancos em preto. 

Na Laramie, há grade frontal cromada com filetes horizontais como grande chamariz. O acabamento cromado também está presente nas maçanetas, molduras de janelas, no nome Ram na traseira, além do para-choque traseiro em preto, enquanto o dianteiro é na cor da carroceria com detalhe cinza. Por dentro, teto claro e couro marrom nos bancos e painel.

[divulgação]

Por fim, a versão esportiva R/T traz grade frontal, retrovisor e molduras de janela em preto brilhante, mesmo acabamento usado nas rodas de liga-leve de 19 polegadas (uma a mais que a Laramie). Há adesivo no capô e na caçamba, além de emblemas escurecidos. Por dentro, bancos revestidos em couro e suede, ambos pretos e costuras vermelhas.

Toda Ram Rampage será vendida no Brasil com motor 2.0 quatro cilindros turbo. Contudo, a diferença fica por conta do combustível que bebe. O câmbio é automático de nove marchas com tração nas quatro rodas em todas as versões. 

Versão Laramie [divulgação]

As versões Laramie e Rebel contam com motor diesel de 170 cv e 38,8 kgfm de torque.  Segundo a Stellantis, o consumo é de 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Esse motor é o mesmo usado por outros modelos da Jeep e pela Fiat Toro, mas com o acerto de potência e torque específico do Commander.

A Rampage ainda conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina como alternativa para a Rebel e para a Laramie, mas é a única opção para a esportiva R/T. São 272 cv e 40,8 kgfm de torque capazes de levar a picape aos 100 km/h em 6,9 segundos. Ou seja, mais rápida que um Pulse Abarth. Nesse caso, consumo de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. 

O que acha da picape menor da Ram? Deixe um comentário com sua opinião.

>> Os 5 SUVs de luxo mais baratos do Brasil

>> Estes foram os carros que fizeram Neymar trocar Paris pela Árabia

>> Governo terá de pagar indenização milionária para Ford