Destaque

Renault produzirá uma nova caminhonete na Argentina

Oroch e Alaskan ganharão uma nova irmã, mas projeto da Renault para a Argentina ainda é um grande mistério

Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]

Com os SUVs chegando à saturação, o próximo segmento que deve virar moda, ao que tudo indica, é o de picapes e caminhonetes. Prova disso é que a Renault desenvolve um terceiro modelo nesse segmento para a América do Sul. Ainda não se sabe o seu posicionamento, mas ela pode substituir Oroch e Alaskan ou conviver com elas.

Em entrevista ao Motor1 Argentina, Juan Manuel Allati, gerente de produto da Renault Argentina, revelou que a divisão hermana trabalha em um novo modelo. “Estamos desenvolvendo um projeto para que Santa Isabel mude um pouco seu perfil e seja um modelo de exportação para toda a região e outros mercados do mundo”.

O mais interessante, porém, é que executivo revelou que tipo de modelo pode ser: “ainda não decidimos sua carroceria, se será furgão ou uma picape”. Contudo, a apuração do Motor1 Brasil revelou que o projeto é para uma caminhonete, graças a uma fala de Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina.

Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
“Eu posso dizer que será mais do lado das picapes, mas ainda estamos trabalhando nisso”, afirma o presidente. Ou seja, a Renault trabalha em um modelo com caçamba. Esse novo modelo tem pretensões globais e será lançado com a plataforma modular CMF-B, a mesma que servirá de base para o novo SUV compacto da Renault para o Brasil.

Isso vai de encontro com informações recentes de que a Renault trabalhava na segunda geração da Oroch para a África do Sul e outros países. Ou seja, a picape anteriormente derivada do Duster ganhou uma reforma visual leve para abrir espaço para sua emancipação antes da mudança para um produto global.

Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]

Discípula da Toro

O projeto ainda está no começo e ela deve ser produzida na Argentina para ser exportada para o Brasil e outros países, como Allati revelou. Esse é o movimento mais lógico que a Renault pode fazer visto o sucesso de Fiat Toro no Brasil e de modelos como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz em outros países, além da já prevista chegada da nova Chevrolet Montana.

A atual Oroch é pequena se comparada às rivais, além de nitidamente menos refinada. A Renault quer elevar seu preço médio no Brasil e perder o estigma de marca barata para modelos de entrada. Por isso, uma caminhonete intermediária mais sofisticada seria importante para a francesa ganhar mercado e fama.

Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Além disso, uma Renault Oroch maior poderia indiretamente também substituir a Alaskan caso venha a ter motores diesel e tração 4×4. A caminhonete média derivada da Nissan Frontier não vendeu bem na Europa e nem na Argentina, tanto que a Renault desistiu de vende-la no Brasil. Assim, a missão dessa nova picape Argentina deve ser, de fato, substituir Oroch e Alaskan.

>>Suzuki lança novo rival para o Renault Kwid por R$ 25.990

>>Renault Captur vai morrer no Brasil sem deixar muitas saudades

>>Oroch turbo 2023 é uma sopa de Renault contra Strada e Toro | Avaliação