Destaque

Renault Captur vai morrer no Brasil sem deixar muitas saudades

SUV nunca decolou em vendas e sempre viveu na sombra do Duster, que é melhor que o Renault Captur em muitos aspectos e custa menos

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

O Renault Captur vai sair de linha em breve no Brasil. A informação foi divulgada pelos colegas do Mobiauto, que apuraram que as baixas vendas e alguns outros problemas, como a guerra na Ucrânia, vão antecipar o fim do SUV no país, que nunca decolou em vendas e segue patinando no ranking deste ano.

Para ilustrar a situação do modelo, em julho foram apenas 180 unidades vendidas do Renault Captur. O irmão Duster, por sua vez, vendeu 2.039 unidades, número que quase supera o total de vendas do Captur no ano. De janeiro a julho, foram 2.626 unidades do SUV vendidas, enquanto que o Duster tem 11.576 carros vendidos no mesmo período.

Isso mostra o quanto o Captur é menos popular dentro da própria Renault. Alguns pontos colaboram para isso, já que o SUV consegue oferecer menos espaço no banco traseiro e menos capacidade de carga no porta-malas que o Duster, mesmo sendo mais caro.

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]

Morte do Renault Captur

Como dito anteriormente, não é apenas o número de vendas do modelo que vai determinar o fim do Captur. Embora tenha o mesmo nome da versão europeia, o SUV vendido no Brasil é derivado do Kaptur russo. E com a guerra na Ucrânia, a Renault precisou romper os laços que tinha com a Rússia.

Por isso, alguns componentes que eram utilizados no Captur brasileiro vinham do país comandado por Vladimir Putin. Só que o fim da parceria da Renault com a AvtoVAZ comprometeu o abastecimento da fábrica brasileira, problema que afeta a produção do SUV no país.

Renault Captur Iconic 2022 [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic 2022 [Auto+ / João Brigato]
E já existe um novo utilitário esportivo da Renault em desenvolvimento para o Brasil e que já foi confirmado pela marca. A tendência é que ele seja lançado em 2024, e terá como missão concorrer com modelos como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus, tendo inclusive um motor 1.0 turbo de três cilindros.

Com esse novo SUV, a tendência é que o Captur teria ainda menos espaço no segmento, o que seria mais um motivo para o seu fim. Oficialmente, a Renault não confirma o fim do modelo, dizendo que segue em produção no Brasil. No entanto, não deve demorar para que o fim da linha seja declarado e sem deixar muitas saudades.

>> Renault Duster turbo 2023 é lançado mais barato que o Captur

>> Oroch turbo 2023 é uma sopa de Renault contra Strada e Toro | Avaliação

>> Dacia muda visual de seus carros: no Brasil, Renault ficará menos Dacia