Destaque

Renegade, Compass, Commander e Toro tem produção interrompida

Fábrica da Stellantis em Goiana (PE) ficará sem produzir Renegade, Compass, Toro e Commander nos próximos dias

Jeep Renegade Trailhawk [divulgação]
Jeep Renegade Trailhawk [divulgação]

Se durante a pandemia de COVID-198 era comum a veiculação de notícias sobre fábricas paralisadas por conta da crise de semicondutores, em 2023 isso se tornou menos corriqueiro. Contudo, a Stellantis vai parar a planta de Goiana (PE) por praticamente duas semanas. A fábrica produz os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro.

Segundo informações apuradas pelo Automotive Business, a fábrica de Goiana deixará de produzir Renegade, Compass, Commander e Toro entre 27 de março e 6 de abril. Contudo, a fábrica já começa a operar em ritmo reduzido a partir de 20 de março, onde o terceiro turno será interrompido. 

O terceiro turbo só volta em 10 de abril. Ou seja, entre 22 de março e 27 de março, a fábrica operará somente em dois turnos, assim como entre 6 de abril e 10 de abril. A Stellantis informou que a parada “se deve à necessidade de ajustar o volume de produção à oferta de componentes”.

Fiat Toro 2022 [divulgação]
Fiat Toro [divulgação]

Preparando para a Dakota

Contudo, é sabido também que a planta de Goiana receberá a produção da RAM Dakota (também conhecida como 1200 e como Projeto 291). A caminhonete média compartilha com a Fiat Toro e os SUVs da Jeep a plataforma, além de diversos componentes. A Dakota será o maior e mais sofisticado carro da Stellantis produzido no Brasil.

Vale ressaltar que o grupo divulgou que as demais fábricas não ficarão paralisadas. Vale lembrar que Betim (MG) produz todos os modelos da Fiat vendidos no Brasil com exceção de Cronos, Toro, Ducato e 500. Enquanto Porto Real (RJ) é responsável por fazer Citroën C3 e C4 Catus, além de Peugeot 2008 – essa planta, contudo, já suspendeu um turno de produção.

RAM Dakota / 1200 [Auto+ / Joel Baxenlade
RAM Dakota / 1200 [Auto+ / Joel Baxenlade

>>Flagra: RAM (291) Dakota / 1200 já roda com visual final

>>Jeep Renegade Sport é o SUV do custo-benefício forte | Avaliação

>>Jeep fecha fábrica e mata um de seus mais icônicos SUVs