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Saipa usa Kia de 1986 para SUV com cara de Ford e traseira de Renault

Marcas do Irã têm o dom de transformar carros antigos em modelos eternos, como prova esse SUV com design inspirado na Ford e na Renault

Saipa Atlas [divulgação]
Saipa Atlas [divulgação]

Fabricando há décadas o Peugeot 405 sem mudar um parafuso sequer, o Irã é conhecido pela longevidade de seus modelos e pela mania de reciclar carros velhos. Prova disso é que a Saipa, maior fabricante do país, lançou um novo SUV compacto que, por baixo do visual com toques de Ford e Renault, é um Kia de 1986.

O Saipa Atlas usa a mesma plataforma do Kia Pride de 1986, que deu origem ao Mazda 121 e ao Ford Festiva. Há anos a Saipa comprou da Kia os direitos de produção do antecessor do Picanto e o usa como base para diversos modelos, como o Tiba hatch, Tiba sedan, Saina, picape 151 e para o o hatch aventureiro Quick que sai de linha com a chegada do Atlas.

O novo modelo toma como base o antigo Quick, mas traz visual modificado para parecer mais moderno. A lateral é a mesma, com linhas arredondadas que lembram a quarta geração do Ford Fiesta de 1996, o popularmente conhecido tristonho. Só que as rodas são pequenas demais para um carro alto e que tenta se passar de SUV.

Saipa Atlas [divulgação]
Saipa Atlas [divulgação]
Na dianteira a inspiração Ford segue, com para-choque com desenho idêntico ao do último Ka. Mas alguns elementos distorcidos como se fosse feito no photoshop de maneira um tanto quanto rústica. A grade frontal tem o mesmo desenho do Ford Ka, mas os friso cromados verticais trazem um certo ar de JAC J7. 

Na traseira, as lanternas foram desenhadas de maneira idêntica ao Renault Captur europeu. Por conta do porte e vidro traseiro arredondado, há um certo ar de Stepway no SUV iraniano. Já o para-choque é uma das poucas coisas com desenho original nesse modelo exótico.

Saipa Atlas [divulgação]
Saipa Atlas [divulgação]
Não espere por emoção debaixo do capô: o Saipa Atlas usa um velho motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 88 cv e 13 kgfm de torque. É potência de motor 1.0 aspirado e torque que chega pouco acima dos modelos três cilindros de entrada oferecidos no Brasil. O câmbio pode ser manual de cinco marchas, ou CVT.

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