Home » Destaque » Stellantis troca Jeep Avenger por novos Pulse, Fastback e Uno

Destaque

Stellantis troca Jeep Avenger por novos Pulse, Fastback e Uno

Com as novas gerações de Pulse, Fastback e substituto do Argo, Stellantis não terá razão para fazer o Jeep Avenger no Brasil

3 min de leitura

O projeto do Jeep Avenger no Brasil foi descartado. O conhecido mini Renegade não será mais fabricado no nosso país após clínicas mostrarem que o público da marca não quer algo abaixo do SUV compacto hoje em produção. Só que não se preocupe, pois a Stellantis prepara a renovação total de Pulse, Fastback e um substituto para o Argo, que pode ser o novo Uno.

Fontes ligadas à marca relataram com exclusividade para o Auto+ que as novas gerações de Argo, Pulse e Fastback já estão em trabalho pela Stellantis no Brasil e eles serão projetos globais. O trio de compactos será todo feito em Betim (MG) na plataforma STLA Small, que será o nome novo da CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3.

Inclusive, a base já é de responsabilidade do Brasil, visto que um dos engenheiros principais de Betim, MG, está a cargo da plataforma a nível global. Isso porque haverá uma maior sinergia entre a Fiat do Brasil e da Itália. Como temos muito mais recursos e expertise em carros compactos, os modelos desenvolvidos aqui também serão vendidos lá.

Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]
Jeep Avenger e-Hybrid [divulgação]

A volta do Uno?

O exemplo maior disso é o sucessor do Argo. O modelo será vendido na Europa como novo Fiat Panda e terá uma variação no Brasil de custo levemente reduzido. A estratégia é parecida com o que foi feito com o Uno e o Panda, tanto que o novo hatch deve resgatar o nome Uno pois será um compacto quadradinho.

O novo Argo / Uno brasileiro terá algumas simplificações em relação ao Panda europeu para poder atuar no segmento de entrada. Ele terá visual levemente aventureiro, seguindo uma fórmula parecida com a do Citroën C3. Contudo, ele será maior que o hatch francês, sendo o maior dos compactos da Stellantis no Brasil.

Fiat Centoventi [divulgação] uno Mille
Fiat Centoventi [divulgação]

SUVs globais

Outra grande novidade da Fiat para os próximos anos é a globalização de Pulse e Fastback. A marca trabalha para que a segunda geração da dupla se torne global, colocando a Fiat em um segmento ainda não tão explorado na Europa. Hoje ela tem o 500X, que é um Jeep Renegade com cara retrô e o 600, que é meio SUV, meio hatch.

Por conta da flexibilidade da plataforma, os novos Pulse e Fastback deixarão de ser versões altinhas de Argo e Cronos. Eles não mais compartilharão componentes externos com o próximo Argo, adotando estilo próprio e uma carroceria mais volumosa. A ideia é fazer a lógica que os Peugeot 208 e 2008 possuem: intimamente ligados, mas não iguais.

Fastback Abarth [divulgação]
Fastback Abarth [divulgação]

Antes dessa mudança de geração, contudo, os dois modelos receberão mudanças visuais em 2025. A Fiat trabalha para que Fastback Abarth e Pulse Abarth tenham teto solar como opcional, além de um pacote com bancos dianteiros elétricos. As mudanças visuais contemplarão também para-choques e faróis novos. 

Qual dos novos Fiat você quer ver logo? Conte nos comentários.

>>Programa sobre carros da Amazon dará adeus em breve

>>Esses são os carros com as piores versões do Brasil

>>Volkswagen lança certidão de nascimento para carros clássicos

4 comentários em “Stellantis troca Jeep Avenger por novos Pulse, Fastback e Uno”

  1. Luka

    Seria muito legal se esse Futuro Uno Brasileiro tivesse um visual retrô ala Fiat 500, mas sendo inspirado no Fiat Uno Mille que tinhamos de 2004 pra frente, mas modernizado.

  2. Vini

    Eu queria ver mesmo era o Avenger. Queria comprar. Jeep errando feio nessa.

  3. Emanuel Schott

    Nada de novo Cronos? O carro faz relativo sucesso. Vem consistente na segunda posição entre os compactos e de vez em quando fica na frente do Onix Plus.

  4. Paulo

    O Fastback deveria ser o primeiro, para que se corrija urgentemente a desproporção da carroceria. Hoje é um carro que tem tudo para ser bonito, mas é feio.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar