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Suzuki Burgman pode ganhar motor movido a hidrogênio

Em busca de soluções menos poluentes para suas motos, a Suzuki segue investindo no motor a hidrogênio para sua scooter

SUV da Volkswagen Amarok [reprodução]
SUV da Volkswagen Amarok [reprodução]

A Suzuki Burgman sempre foi um dos modelos mais populares da marca japonesa. Por isso, ela foi a escolhida para receber os estudos da fabricante sobre os motores a hidrogênio. Há mais de 10 anos, a Suzuki tem tido um discurso a favor dos combustíveis limpos, e desde 2010 tem apresentado conceitos da Burgman com algumas de suas soluções.

No fim deste mês, a empresa deve aproveitar o Tokio Mobility Show 2023 para revelar seu protótipo mais recente com o motor a hidrogênio. A Burgman que será mostrada é um modelo de 400 cc modificada, e usa um sistema diferente dos outros protótipos mostrados pela Suzuki.

Até aqui, a marca japonesa apostava em células de hidrogênio como combustível para a scooter. Agora, a empresa mudou seu conceito, modificando o motor atual de 400 cc da Burgman, de modo que ele possa queimar o hidrogênio. Com isso, o propulsor recebeu adaptações, como a injeção direta de combustível, para conseguir queimar o elemento em vez da gasolina.

Suzuki Burgman a hidrogênio [divulgação]
Suzuki Burgman a hidrogênio [divulgação]

O hidrogênio necessário para o funcionamento fica armazenado em um pequeno tanque abaixo dos pés do piloto. Ele também precisa ficar sob alta pressão, para poder funcionar corretamente. Para criar esse espaço, foi necessário mover o braço oscilante e o motor para trás, em cerca de 20 cm. Dessa forma, o tanque de alta pressão pode ser armazenado no espaço criado.

Uma vantagem desta solução é que a Burgman não perdeu uma de suas principais características, que é o espaço para bagagens abaixo do banco. Nos protótipos que usavam células de hidrogênio, o local era utilizado para o armazenamento das baterias necessárias.

Suzuki Burgman a hidrogênio [divulgação]
Suzuki Burgman a hidrogênio [divulgação]

Ainda há poucos detalhes conhecidos sobre o novo protótipo da Burgman, mas isso deve mudar nos próximos dias, já que o Tokio Mobility Show está bem perto de ser realizado.

Acha que a o hidrogênio pode ser uma solução viável para motos e carros menos poluentes? Deixe nos comentários a sua opinião.

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