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Tesla manipulava clientes para evitar reclamações dos carros

Segundo relato da agência Reuters, a Tesla criou uma divisão especial que se especializou em persuadir os consumidores

Tesla Model S Plaid [divulgação]
Tesla Model S Plaid [divulgação]

A Tesla se envolveu em mais uma polêmica nesta semana. Segundo a agência Reuters, a montadora de Elon Musk criou um departamento especializado em convencer os clientes a não reclamarem contra a autonomia baixa de seus carros.

Há alguns anos, a Tesla manipulava os números de autonomia da bateria exibidos no painel de instrumentos. Para se popularizar nos Estados Unidos, o computador de bordo informava uma carga maior nos primeiros 50% da carga da bateria. Com isso, apenas a partir da metade da carga era possível de fato saber quantos quilômetros faltavam até a carga acabar.

Com isso, os proprietários dos veículos não rodavam a quilometragem declarada pela marca. Por conta disso, eles entravam em contato com a assistência técnica para verificar o estado da bateria. Quando o serviço de pós-venda entrava em ação, já em conluio com a equipe especializada na persuasão, era informado que um diagnóstico online foi feito e que nenhum defeito havia sido encontrado.

Tesla Model X [divulgação]
Tesla Model X [divulgação]

A partir desse momento, a equipe especial da Tesla orientava os clientes a cancelarem as visitas. E cada vez que esse cancelamento era feito, o time celebrava em seus escritórios, com direito a um xilofone e muitas celebrações nos escritórios.

Segundo a Reuters, cada serviço cancelado representava uma economia de US$ 1 mil para a montadora. Outra vantagem era evitar que as centrais de atendimento ficassem sobrecarregadas com centenas de chamadas.

Tesla Model 3 [divulgação]
Tesla Model 3 [divulgação]

E não é possível saber se a Tesla ainda altera a autonomia informada no computador de seus carros, já que a montadora não respondeu aos questionamentos da reportagem da agência.

A reportagem diz que a ideia de manipular os dados partiu do próprio Elon Musk. O executivo queria impressionar o mercado com a autonomia de seus veículos, prometendo números generosos de autonomia para que os clientes também se sentissem satisfeitos com os dados de fábrica.

Tesla Model 3 [divulgação]
Tesla Model 3 [divulgação]

Por conta dessas ações, a fabricante de carros elétricos foi multada na Coreia do Sul, por conta dos carros não atingirem nem a metade da autonomia anunciada. Nos Estados Unidos, desde 2020 a Agência de Proteção Ambiental (EPA) exige que a Tesla reduza as estimativas de autonomia de seus carros.

Qual a sua opinião sobre mais essa polêmica da Tesla? Deixe nos comentários o que achou sobre a reportagem.

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