Destaque

TikTok que ensina a roubar carros da Hyundai e Kia gera recall

Cerca de oito milhões de carros da Hyundai e da Kia são afetados em recall de defeito exposto em vídeo viral no TikTok

Kia Sportage [divulgação]
Kia Sportage [divulgação]

Pela primeira vez na história da indústria automotiva, um gigantesco recall foi acionado por conta de um vídeo viral. Nos últimos dias, um perfil no TikTok (siga o Auto+ também por lá) criou um challenge mostrando como roubar carros da Hyundai e da Kia. Dias depois, diversos vídeos realizando o ato criminoso dominaram a rede social.

Segundo um relatório do National Highway Traffic Safety Administration, cerca de 14 acidentes e 8 mortes foram causados apenas por culpa do Hyundai Challenge / Kia Challenge. O vídeo original mostrava que era fácil contornar o sistema de segurança dos carros coreanos feitos entre 2015 e 2019 usando um cabo USB.

O problema é que eles não contavam com imobilizador eletrônico, o que permitia a partida. Nos EUA, as duas marcas estavam cientes do problema e cobravam US$ 170 por um kit de segurança que resolvia a situação. Contudo, como o vídeo viralizou e ganhou altas proporções, um recall global foi acionado envolvendo 8,3 milhões de carros.

Hyundai Elantra (divulgação)

Solução eletrônica

A atualização dos carros fará com que o alarme soe por um minuto, ao invés dos 30 segundos de antes. Além disso, o sistema de ignição será cortado ao acionar a trava pela chave. Em modelos sem chave presencial, um novo sistema de reconhecimento exigirá a chave no miolo para o carro ligar. 

Para evitar que engraçadinhos do TikTok tentem roubar os carros, nos EUA a Kia e a Hyundai oferecerão um adesivo indicando que o sistema antifurto foi instalado. Procurada, a Hyundai ainda não se manifestou sobre o assunto no Brasil, mas a matéria será atualizada assim que houver resposta da marca.

Hyundai Tucson [divulgação]
Já a Kia, através do diretor técnico, Gabriel Loureiro, revelou que a situação dos roubos “não se aplica ao nosso mercado, pois o nosso mercado sempre utilizou sistema de imobilizador. Nos EUA eles não usam sistema de imobilizador, por isso deu esse problema”.

>>Fracasso no Brasil, Kia Rio será aposentado em outros mercados

>>Hyundai HB20 2023 fica mais caro em todas as versões

>>Kia desiste de produzir o melhor carro que ela já fez