Destaque

Toyota vai apresentar uma Hilux multifuncional no Japão

Revelado como conceito no ano passado, o Toyota IMV 0 tem porte de Hilux, mas promete ser completamente modular

Nissan Magnite [divulgação]
Nissan Magnite [divulgação]

A Toyota está prestes a lançar um dos veículos mais curiosos dos últimos tempos. Apresentado como conceito em 2022, IMV 0 (Veículo Inovador Multifuncional Internacional, em tradução livre), também conhecido como Rangga, é uma picape com proposta multifuncional e visual diferenciado. A expectativa é que a marca utilize o Japan Mobility Show 2023 para mostrar novas versões de seu conceito.

No estande da Toyota, os visitantes terão a oportunidade de conhecer dois conceitos reais baseados no IMV 0. O Mobility Café oferecerá bebidas aos visitantes, graças à conversão do veículo em um food truck. Já o Capsule Bar permitirá que os visitantes ganhem carros em miniatura ao responderem corretamente a uma pergunta simples. No entanto, as versões mais intrigantes da picape estão nas renderizações oficiais.

Uma das versões mais chamativas é uma caminhonete robusta, com cabine estendida, pneus off-road e para-choque equipado com uma barra de LED. Além disso, essa picape conta com um bagageiro no teto para transportar equipamentos.

Toyota IMV 0 [divulgação]
Toyota IMV 0 [divulgação]

Com seu estilo retrô, esse modelo seria uma ótima opção para os aventureiros. Embora seja apenas uma renderização por enquanto, pode ser que a Toyota traga esse conceito à vida como um modelo em tamanho real no futuro.

Outro conceito curioso é a variante overlander, que conta com cabine alongada e fechada. Com sua traseira mais comprida e altura aumentada, essa picape oferece um espaço amplo para uma cabine bem equipada, proporcionando conforto semelhante ao de um trailer. Esse modelo também possui pneus off-road, boa altura em relação ao solo e acessórios protetores na dianteira, aumentando sua versatilidade para expedições off-road.

Toyota IMV 0 [divulgação]
Toyota IMV 0 [divulgação]

A Toyota também apresentou uma variante do IMV 0 para auxílio em situações de desastre, customizada com emblemas da Cruz Vermelha, e outros dois conceitos de picapes com estilo esportivo. Algumas renderizações apresentam as rodas pixeladas, o que é no mínimo curioso. Independentemente disso, a abundância de ideias da Toyota para o futuro do IMV 0 é o aspecto mais notável dessa exposição.

Por fim, a Toyota também irá apresentar a versão chassi-cabine simples do IMV 0 no Japan Mobility Show 2023. A montadora sugere que os proprietários poderão fixar a seção traseira desejada ao chassi usando parafusos e porcas, facilitando todos os tipos de conversões.

Porte de Toyota Hilux

O Toyota IMV 0 foi originalmente apresentado como um conceito em dezembro de 2022. Com 5,30 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,74 m de altura, e distância entre eixos de 3,08 m, ele possui um tamanho semelhante ao do Toyota Hilux atual, com uma distância entre eixos idêntica. 

Toyota IMV 0 [divulgação]
Toyota IMV 0 [divulgação]

A picape é baseada em uma estrutura de chassi com suspensão de molas semielípticas no eixo traseiro. Embora a Toyota ainda não tenha divulgado especificações detalhadas, relatos sugerem que o IMV 0 será oferecido com motores a diesel, gasolina, híbrido e totalmente elétrico.

A versão de produção do Toyota IMV 0 está prevista para fazer sua estreia em 2024, com foco nos mercados emergentes e um preço abaixo da Hilux. Não parece muito provável o lançamento da caminhonete multifuncional no Brasil, mas seria interessante ver um veículo com essas características no mercado brasileiro.

Acha que o conceito da Toyota vai dar certo como um veículo de produção? Deixe um comentário com sua opinião.

>> Stellantis prepara Ram, Toro e Renegade híbridos para 2024

>>Volkswagen T-Cross tem poucos pecados a confessar | Avaliação

>>T-Cross The Town tem desconto em promoção