Destaque

Toyota SW4 é transformado em um monstro 4x4

Chamado de Projeto Albino, esse Toyota SW4 elevou à quinta potência a vocação off-road extrema com lift de suspensão e pneus maiores

Toyota SW4 Projeto Albino [Autobot Offroad]
Toyota SW4 Projeto Albino [Autobot Offroad]

Entre os SUVs de sete lugares vendidos no Brasil, o Toyota SW4 é certamente um dos mais capazes – ainda que ele dificilmente seja visto andando na lama por aqui. Só que nas Filipinas, o dono de um modelo GR-S decidiu que o SW4 daria um belo monstro off-road, mas que precisava de algumas modificações para isso. Nasceu assim o Projeto Albino.

Feito pela oficina Autobot Offroad PH, o Toyota SW4 Projeto Albino trocou as rodas e suspensão original por um kit preparado. Recebeu um lift de suspensão de 15,2 cm Unicorn acompanhado de pneus Nitto Mud Extreme com 35 polegadas. As rodas de liga-leve KMC Grenade Crawl de 20 polegadas parecem até pequenas para os pneus gigantescos.

O Toyota SW4 ganhou um novo para-choque recuado para ampliar seu ângulo de entrada. Por lá estão duas luzes auxiliares de LED e uma nova entrada de ar. O peito de aço ajuda a proteger o motor e há ganchos vermelhos para reboque. Faróis e grade frontal foram mantidos do modelo assinado pela Gazoo.

Toyota SW4 Projeto Albino [Autobot Offroad]
Toyota SW4 Projeto Albino [Autobot Offroad]
Para completar o visual, o SW4 ganhou novo capô com aberturas de ar e visual mais musculoso. Para-lamas são originais, assim como o para-choque traseiro. Contudo, o modelo ganhou um segundo aerofólio na tampa do porta-malas, calhas de chuva e capa preta nas maçanetas – acessórios que, sinceramente, poderiam ter ficado de fora.

Além disso, o SUV traz também snorkel para ampliar sua capacidade de submersão. Já o rack de teto amplia a capacidade de carga, caso o dono queira andar com sete pessoas e muita carga. Há sistema de escape em carbono da TRD e bancos esportivos Recaro Cross Sportster em vermelho no interior.

Toyota SW4 Projeto Albino [Autobot Offroad]
Toyota SW4 Projeto Albino [Autobot Offroad]
Nada foi dito sobre modificações mecânicas no SW4 para além da suspensão e pneus. O que a preparadora fez foi instalar um filtro de ar esportivo K&N. Contudo, o SUV segue equipado com o motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas.

>>Toyota oferece Hiace no Brasil, mas você não pode comprar

>>Neto do Bandeirante, Toyota FJ Cruiser morre depois de 16 anos sem mudar

>>Toyota Corolla híbrido ganha mais potência e leve retoque visual