Destaque

Vidro traseiro da Mercedes-Benz Classe X pode explodir do nada

Por pouco a caminhonete média não foi vendida no Brasil com seu vidro traseiro explosivo

Mercedes-Benz Classe X [divulgação]
Mercedes-Benz Classe X [divulgação]

Entrando para a lista dos recalls mais estranhos ao redor do mundo, a Mercedes-Benz está convocando donos da Classe X vendida na Europa e na Austrália para trocar o vidro traseiro da caminhonete. Isso tudo porque ele pode simplesmente explodir sem o menor aviso.

O problema encontrado no vidro traseiro, segundo a Mercedes-Benz, tem relação com um defeito de fabricação onde a vedação usada na janela traseira pode ceder e causar pressão a mais do que a suportada pelo vidro traseiro. Como consequência, ele pode rachar e em pontos mais críticos, explodir.

A Mercedes-Benz ainda ressalta que “no evento de o vidro traseiro quebrar, ele pode soltar pequenos fragmentos de vidro que podem causar sérios ferimentos ou a morte de algum ocupante do veículo ou pessoas nas ruas”. As unidades afetadas foram feitas entre 2018 e 2019, metade de toda a vida da Classe X, que foi feita entre 2017 e 2020.

Mercedes-Benz Classe X [divulgação]
Mercedes-Benz Classe X [divulgação]
Até mesmo as unidades com caçamba coberta estão afetadas no recall. Nesse caso, a Mercedes vai checar também se blocos de borracha foram instalados na área para diminuir o atrito entre a cobertura da caçamba e a região do vidro traseiro.

Classe X bateu na trave brasileira

Vale lembrar que a Mercedes-Benz Classe X deveria ter sido produzida na Argentina e vendida no Brasil. Ela era derivada da Nissan Frontier e foi um gigantesco fracasso de vendas na Europa e na Austrália, que deveriam ser seus principais mercados. A caminhonete média foi a única feita por uma marca de luxo.

Mercedes-Benz Classe X [divulgação]
Mercedes-Benz Classe X [divulgação]
A expectativa é que ela seria lançada no último Salão do Automóvel, em 2018, incluindo alguns rumores de que ela estava escondida em um canto do estande da Mercedes. Contudo, os planos mudaram de última hora e sua estreia foi descartada. Pouco depois a produção na Europa foi interrompida e a Classe X morre globalmente.

>>Depois de muita espera, Mercedes-Benz inicia produção do AMG One

>>Mercedes EQS 53 AMG é fuga absoluta do clichê | Impressões

>>Polícia de São Paulo usará Mercedes-Benz GLE Coupé como viatura