Destaque

Volkswagen coloca fim a mais uma ideia de jerico

Único SUV conversível do mundo, Volkswagen T-Roc Cabriolet já tem data para sair de linha e matar de vez uma categoria

Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]
Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]

Um surto iniciado pela Nissan em 2010 com o Murano CrossCabrio já tem data para chegar ao fim. A Volkswagen, atual única fabricante de um SUV conversível no mundo, não renovará o modelo para uma nova geração, colocando fim a um segmento que tentou ser moda, mas virou piada.

Nos tempos recentes tivemos apenas três SUVs conversíveis: Nissan Murando CrossCabrio (vendido entre 2010 e 2014), Land Rover Range Rover Evoque Convertible (2017 a 2018) e Volkswagen T-Roc Cabriolet (lançado em 2020 e programado para sair de linha em 2025). Aqui no Brasil, só o Evoque sem teto foi comercializado.

Segundo informações do Automotive News Europe, o chefe de desenvolvimento da Volkswagen Kai Grunitz, confirmou que o SUV conversível não sobreviverá a uma nova geração. A matéria diz que: “a Volkswagen não vai substituir o T-Roc Cabriolet quando a marca lançar uma nova geração do SUV compacto no ano que vem”. 

Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]
Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]

“A atual geração do T-Roc será substituída no ano que vem por um novo modelo usando a plataforma MQB Evo, que também serve ao Golf reestilizado, assim como ao novo Passat e ao Tiguan”, completa. Ou seja, a segunda geração do T-Roc está a caminho, mas será comercializado somente em carroceria padrão. Uma versão cupê pode até surgir.

Nunca tivemos

Vale lembrar que o Volkswagen T-Roc não é vendido no Brasil por conta do nosso T-Cross. Diferentemente da Europa, o T-Cross brasileiro usa entre-eixos de Virtus, chegando a 4,21 m de comprimento contra 4,10 m do modelo europeu. O T-Roc, que usa base de Golf, mede 4,23 m, por isso que nunca houve espaço para ele no nosso país. 

Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]
Volkswagen T-Roc Cabriolet [divulgação]

Você teria um SUV conversível? Conte nos comentários.

>>Nova Amarok baseada na Ranger é um fracasso e preocupa VW

>>Volkswagen não deixou o Passat sedã morrer e terá nova geração

>>VW up!: 10 anos do carro amado pelos donos e odiado pelo mercado