Destaque

VW quer rivalizar com fabricantes chinesas na produção de carros

Para bater de frente com a produção acelerada das montadoras chinesas, a Volkswagen quer produzir seus modelos em apenas 36 meses

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

Com o intuito de atingir o mesmo patamar de produção das fabricantes chinesas de veículos elétricos, a Volkswagen passará em breve por reformulações. A principal ideia deste projeto é que todos os modelos que serão lançados em breve, ao invés de demorarem cerca de 54 meses desde os esboços até a versão de produção, passem a demorar cerca de 36 meses em todo este processo.

Um grande exemplo deste novo formato de trabalho será o lançamento oficial do ID.2all. O modelo teve a apresentação do seu conceito em meados de março deste ano e ele será o primeiro de três veículos a serem desenvolvidos em 36 meses. Na prática, o público pode esperar que ao final de 2025, a versão final do ID.2all já estará sendo comercializada em alguns mercados.

Recentemente, o chefe técnico da Volkswagen, Kai Grunitz, em entrevista com a equipe do portal Autocar, contou que como as montadoras chinesas conseguiram otimizar o ciclo de desenvolvimento dos carros, qualquer montadora conseguiria seguir estes passos. Contudo, ele revelou que essa diminuição no tempo de desenvolvimento acarretará em uma produção mais complexa e trabalhosa.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

O executivo exemplificou que o uso de novas ferramentas de simulação deverão ser criadas. Já testes em estradas e outras avaliações deverão ser eliminados, enquanto os testes em diversas condições climáticas como os invernos, deverão ser feitos apenas uma vez, em comparação hoje são de ao menos duas vezes.

Se as chinesas podem, Volkswagen quer

Ainda em entrevista e estando presente no Salão do automóvel de Munique, na Alemanha, Grunitz, afirmou que como para as montadoras chinesas todo esse processo é viável, a Volkswagen também conseguirá ter. Kai ainda conta que a montadora alemã terá todo esse processo mais acelerado e não terá riscos.

ID GTI Concept
Volkswagen ID GTI Concept [Divulgação]

Desse modo, a fabricante de modelos como o SUV compacto T-Cross, está estreitando a parceria com seus fornecedores, afim de ter mais tecnologias e novas ideias. Já que todo o desenvolvimento de carros será em um curto espaço de tempo, a Volkswagen trará novidades em seus modelos, ainda assim, as novidades terão mais semelhanças com os modelos anteriores do que é visto hoje.

Ou seja, ao invés de cada lançamento ser projetado desde o esboço inicial, o público pode esperar uma média de 70% do projeto anterior no novo veículo a ser aproveitado em sua nova geração.

ID GTI Concept
Volkswagen ID GTI Concept [Divulgação]

 O que você achou dessa decisão da Volkswagen? Quantos novos modelos sairão neste novo formato de produção? Conte nos comentários

>>Volkswagen arruma briga com GWM por causa de novo hatch

>>Futuro Volkswagen ID GTI chegará em 2026

>>Nova geração do Volkswagen Passat não será sedã