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Volvo mata sedãs no Brasil, mas XC40 e C40 terão versão mais barata

Focada em carros 100% elétricos e SUVs, Volvo não terá mais os sedãs S60 e S90 disponíveis no Brasil, mas prepara novidades para XC40 e C40

Volvo S60 T8 R-Design [Auto+ / João Brigato]
Volvo S60 T8 R-Design [Auto+ / João Brigato]

Com baixo volume de vendas, apesar de sempre muito elogiados por consumidores e pela mídia, os sedãs da Volvo morreram no Brasil. Apesar da recente reestilização do S60 na Europa, o modelo não será mais vendido por aqui assim como seu irmão S90. O foco da Volvo agora será em carros elétricos e em SUVs.

Isso significa, porém, que S60 e S90 nunca mais retornarão ao Brasil? Sim e não. Não porque a Volvo prometeu que a próxima geração, que terá versão elétrica ou pode nascer já sem opção a combustão pode retornar sim ao nosso país. Sim porque os nomes S60 e S90 deixarão de ser usados, já que a Volvo adotará nomes de verdade em seus novos carros.

Isso afetará também os SUVs da marca, tanto que o próximo XC90 deve trocar de nome para Embla. Ele, aliás, e o XC60 estão a salvo por enquanto. Nenhum dos dois tem versão 100% elétrica como acontece com o XC40. Contudo, o volume de vendas alto e a liderança da Volvo em seus respectivos segmentos faz com que a marca não os tire de linha.

Volvo XC40 Elétrico [Auto+ / João Brigato]
Volvo XC40 Elétrico [Auto+ / João Brigato]

Novidades para C40 e XC40

Para ampliar a eletrificação no Brasil, o XC40 e o C40 receberão uma nova versão de entrada. Batizada de P6, ela tem um motor a menos que a atual variante P8 oferecida para os dois SUVs. Ao invés de dois motores elétricos, um em cada eixo, totalizando 408 cv e 67,3 kgfm de torque, a versão P6 cortara para além da metade.

Serão 232 cv e 33,7 kgfm de torque providos somente por um motor dianteiro. Além disso, as baterias de 75 kWh serão trocadas por outras de 67 kWh, reduzindo a autonomia total de 400 km para 315 km com uma carga completa. A configuração menos potente, com menos autonomia e, consequentemente mais barata, chegará ao XC40 e ao C40 ainda neste ano.

Volvo C40 Recharge [divulgação]
Volvo C40 Recharge [divulgação]
Por falar em mais barato, o C40 teve redução de preço de R$ 429.950 para R$ 419.950 por conta do novo IPI. O modelo era vendido a R$ 409.950 na pré-venda, que elevaria seu preço em R$ 20 mil após esse período. Com a nova alíquota, o acréscimo será cortado pela metade. Outra novidade para esse ano é o XC40 reestilizado, com mesma dianteira do C40.

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