![Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato] Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Volvo-XC40-Recharge-Pure-Electric-4_edited-990x556.jpg)
O Brasil tem sido um dos mercados mais importantes para a Volvo no mundo. Ainda que não seja o de maior volume, apenas por aqui e na Noruega que a marca não vende mais carros a combustão. Mas a mudança para a eletrificação completa já começou com a morte do Volvo XC40 híbrido no Brasil.
Mas calma, que isso não é uma má notícia. Muito pelo contrário. O Volvo XC40 passará a ser vendido só e somente na versão 100% elétrica no Brasil. Nosso país é o primeiro a fazer isso com o SUV compacto. A Volvo, como um todo, pretende se tornar totalmente elétrica em 2030 no mundo inteiro, mas no Brasil fará essa mudança antes.
“Somos a primeira marca que teve coragem de fazer um movimento desse porte. Isso demonstra nossa convicção de que a eletrificação é chave para a mobilidade sustentável. Líderes devem agir. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade. Quem vem pra Volvo vai encontrar o futuro agora”, comemora João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
São R$ 10 mil que separam o XC40 elétrico da versão mais barata do XC60, um movimento inteligente da marca sueca. Contudo, o S60 agora assume como modelo mais barato da marca ao custar R$ 344.950 na versão de entrada R-Design. Vale lembrar que, a exceção agora do XC40 que é elétrico, todos os Volvo vendidos no Brasil são híbridos.
![Volvo XC40 Recharge Pure Electric [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Volvo-XC40-Recharge-Pure-Electric-10_edited-750x450.jpg)
Estrutura para a eletrificação
Para compensar a virada completa para a eletrificação e tornar viável a presença do XC40 elétrico no Brasil, a Volvo vai investir forte na estrutura. A marca instalará carregadores rápidos por localidades chave no país a fim de criar corredores elétricos. O plano contará com cinco fases, sendo a primeira já no início de 2022.
Serão instalados 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 km saindo de São Paulo. A ideia é ligar a capital paulista a Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Uberlândia, Baixada Santista e o Litoral Norte de São Paulo por meio de postos elétricos nas principais rodovias. Com isso, será possível viajar com um XC40 elétrico tal qual um carro a combustão.
>>Volvo XC40 Elétrico quer lugar do Taycan e conseguirá | Impressões
>>Geely, dona da Volvo, vai lançar celular para concorrer com o iPhone
>>Volvo XC60 2022: o que mudou, preço, versões e equipamentos