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Yamaha inova com carrinho de golfe movido a hidrogênio

Ainda em desenvolvimento, o carrinho de golfe da Yamaha pretende ser uma alternativa aos modelos elétricos atuais

Yamaha Drive H2 [divulgação]
Yamaha Drive H2 [divulgação]

O Yamaha Drive H2 foi apresentado nesta semana no PGA Show, em Orlando, Flórida, como o primeiro carrinho de golfe do mundo a ser impulsionado por um motor de combustão interna alimentado por hidrogênio. O conceito é baseado no carrinho de golfe existente Drive2 Concierge 4, mas com um trem de força inovador.

Equipado com dois tanques de hidrogênio de alta pressão, cada um capaz de armazenar 25 litros de combustível, o Drive H2 tem um tanque localizado debaixo do assento do motorista e outro montado atrás do banco traseiro. Essa abordagem visa demonstrar que um motor convencional pode continuar a existir mesmo quando as empresas buscam a descarbonização.

A Yamaha já possui experiência na construção de geradores e veículos recreativos off-road (ROVs) com motores a hidrogênio que não emitem gás carbônico durante o processo de combustão. Essa tecnologia também está sendo buscada pela Toyota, outra marca japonesa. A gigante automotiva desenvolveu protótipos dos carros de corrida GR Yaris e GR Corolla, que mantêm o motor a gasolina turbinado de 1.6 , mas foram modificados para funcionar com hidrogênio.

Yamaha Drive H2 [divulgação]
Yamaha Drive H2 [divulgação]
Recentemente, a AVL Racetech, da Áustria, apresentou um motor turbo de 2.0 litros alimentado por hidrogênio. Em fase de desenvolvimento, o motor de quatro cilindros  do carro produz 405 cv e 52 kgfm de torque no teste de dinamômetro. Essa potência toda do projeto austríaco pode justificar o pensamento da Toyota, que vê nos motores a hidrogênio uma alternativa para manter os carros esportivos vivos e sem poluírem o meio ambiente.

Sobre a Yamaha, a fabricante vai continuar desenvolvendo e testando motores a combustão por hidrogênio, com o objetivo de torná-los disponíveis para compra no futuro. Enquanto isso, o carrinho de golfe Drive2 Concierge 4 continuará sendo oferecido tanto com motor de combustão interna convencional quanto com uma configuração totalmente elétrica. A primeira conta com um motor a gás de 357 cc e um cilindro, enquanto a última possui um motor elétrico de 6,7 cv.

Yamaha Drive H2 [divulgação]
Yamaha Drive H2 [divulgação]
Acha que motores a hidrogênio, como os da Yamaha, podem ser o futuro da indústria? Deixe nos comentários a sua opinião.

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