Destaque Novidades Serviço

Donos de Fiat Tipo que pegaram fogo serão indenizados após 23 anos

Fiat não pode mais recorrer na justiça e terá que pagar os proprietários
Fiat Tipo (divulgação)

Depois de uma espera de 23 anos, os proprietários do Fiat Tipo finalmente serão indenizados.

Para quem não sabe da história, o Fiat Tipo tinha um defeito na mangueira de alta pressão do fluido da direção hidráulica, que passavam muito perto das áreas quentes do motor. Com o tempo, a mangueira se rompia derramando fluido em cima do motor, o que acarreava em um incêndio.

Fiat Tipo (divulgação)

Isso aconteceu tanto com os modelos importados de 1993 a 1995, quanto os modelos que foram nacionalizados. A ideia da nacionalização era amenizar esse problema e reduzir o número de casos. O problema é que, mesmo com a nacionalização, ocorreram ainda muitos incêndios e a Fiat foi obrigada a fazer um recall, chamando cerca de 155 mil unidades, tudo isso em abril de 1996.

Fiat Tipo (divulgação)

O Fiat Tipo também era um dos modelos mais vendidos nessa época, o que ajudou a complicar as coisas. Foi criado até uma associação de vítimas do incêndio do Tipo: a Avitipo. Com essa associação, foi possível levar judicialmente o caso à frente para que os donos fossem indenizados. O problema foi que como todo processo judicial – ainda mais no Brasil – levou cerca de 23 anos para ser enfim julgado.

Sendo assim, a Fiat agora terá que arcar com as indenizações, mas o problema agora é que a justiça tem tido problemas para notificar os antigos donos, uma vez que boa parte não mora mais no mesmo endereço ou possui o mesmo telefone, ou mesmo já morreram.

Para poder receber a indenização, o proprietário terá que ter provas do ocorrido. Sendo assim, os prejudicados precisam apresentar boletim de ocorrência, matéria de jornal da época, documento do carro, ou comprovante do Renavam.

Veja mais:

>> Recall: Fiat chama Argo, Cronos e Mobi por problema na direção

>> Recall: FCA chama Jeep Wrangler e Chrysler 300C por falha em airbag

>> Fiat faz recall de Uno, Palio e Grand Siena

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva