Destaque

Euro NCAP vai ficar mais rígido com avaliação de motos

Em breve, o Euro NCAP, versão europeia do Latin NCAP, vai atualizar seus protocolos para ficar ainda mais exigente

Renault Kwid elétrico / Dacia Spring [Euro NCAP]
Renault Kwid elétrico / Dacia Spring [Euro NCAP]

A partir de 2024, os protocolos do Euro NCAP ficarão ainda mais exigentes para os veículos europeus. De acordo com os colegas do Motor1, a entidade, que é equivalente ao Latin NCAP, vai implementar novos procedimentos para as avaliações.

Uma das novidades será a inclusão de simulações com as motos. Afinal, assim como acontece no Brasil, os veículos de duas rodas têm se popularizado no velho continente, principalmente as scooters para o uso urbano. Dessa forma, o ideal é que elas façam parte dos critérios de avaliação para aumentar a segurança viária.

As motos serão testadas em algumas simulações no novo protocolo que servirão para avaliar os sistemas de controle de cruzeiro adaptativo dos automóveis. Os testes vão reproduzir diferentes tanto ruas vias movimentadas quanto as que são expressas.

Motos elétricas da Mileto [divulgação]
Motos elétricas da Mileto [divulgação]
No entanto, os recursos das motos também serão analisados. O Euro NCAP vai utilizar os dados para avaliar como foi a resposta do ABS e do controle de tração delas durante os testes. A avaliação de equipamentos de pilotagem também não está descartada, já que seria importante para que eles se tornem mais seguros.

Por enquanto, nenhum desses protocolos será adotado no Latin NCAP. Porém, vale lembrar que o instituto latino acompanha de perto os critérios europeus para atualizar os seus protocolos. Dessa forma, não seria estranho se daqui a alguns anos alguns desses novos procedimentos fossem adotados.    

>> Volkswagen Taos é o único carro 5 estrelas no Latin NCAP

>> Chevrolet Tracker alcança cinco estrelas no Latin NCAP

>> Fiat Strada decepciona e só consegue 1 estrela no Latin NCAP