Destaque

Volkswagen Taos é o único carro 5 estrelas no Latin NCAP

Novos critérios mais rígidos tornaram o Volkswagen Taos o único 5 estrelas no Latin NCAP em meio a 11 carros reprovados

Taos 5 estrelas
Volkswagen Taos [Latin NCAP]

Cada vez mais próximo dos critérios de avaliação do Euro NCAP, o Latin NCAP tem hoje somente um carro 5 estrelas: o Volkswagen Taos. Apesar de outros modelos terem atingido a desejada pontuação no passado, os novos critérios adotados em 2020 e em vigor até 2024 tornam o SUV médio da VW o único com nota máxima, enquanto 11 carros contam com zero estrelas.

Atualizado na virada de 2019 para 2020, os critérios de avaliação do Latin NCAP se tornaram mais exigentes. A mudança de protocolo fez com que a nota para crianças e adultos fosse unificada para facilitar o entendimento do público. Isso junto do adicional de notas para proteção de pedestres e tecnologias de assistência de direção para compor o resultado final.

Segundo o Latin NCAP, “um bom desempenho será necessário nos quatro aspectos, simultaneamente, para obter uma alta classificação por estrelas. Baixo desempenho em apenas um aspecto significa um resultado baixo, mesmo que os outros três ofereçam bom desempenho”.

Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]
Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]
Ou seja, um carro pode ter ótima proteção para motorista, mas péssima nota em assistências de condução e, por isso, não receber 5 estrelas. O Latin NCAP tornou obrigatório para a classificação máxima a presença de controle de estabilidade, lembretes do uso de cintos de segurança dianteiros e traseiros, proteção de pedestres e melhor proteção contra impactos laterais.

O órgão ainda contabiliza pontos positivos para a presença de frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e detecção de borda de estrada como itens de série para a maior parte das versões.

Toyota Yaris [Latin NCAP]
Toyota Yaris [Latin NCAP]

Critérios 5 estrelas

Para obter cinco estrelas, será necessário pelo menos, uma pontuação de 75% na Proteção de Ocupantes Adultos; pelo menos, 80% em Proteção de Ocupantes Infantis; pelo menos, 50% em Proteção de Pedestres e, pelo menos, 75% em Tecnologias de Assistentes de Segurança. Dentro desses novos critérios, apenas o Volkswagen Taos obteve cinco estrelas.

Testado em dezembro de 2021, o Volkswagen Taos conseguiu 90% de proteção para motorista e passageiro dianteiro, 90% de proteção para crianças, 61% de proteção para pedestres e 85% em assistentes eletrônicos. Segundo o Latin NCAP, o SUV médio da VW atende a 90,23% de todas as exigências e por isso obteve cinco estrelas.

Taos 5 estrelas
Volkswagen Taos [Latin NCAP]

Os reprovados no Latin NCAP

Desde a entrada do novo critério, o Latin NCAP testou apenas 13 carros. Desses, 11 obtiveram zero estrelas. Fora o Volkswagen Taos com cinco estrelas, o modelo seguinte com pontuação mais alta foi o Peugeot 208 com duas estrelas, seguido pelo Toyota Yaris (não fabricado no Brasil) com uma estrela.

Entre os carros reprovados com zero estrelas estão Fiat Argo, Fiat Cronos, Ford Ka, Great Wall Wingle 5, Hyundai Accent, Hyundai Tucson, Hyundai HB20, Hyundai HB20S, Kia Sportage, Kia Picanto, Renault Duster, Suzuki Baleno e Suzuki Swift. Vendidos no Brasil, temos apenas Argo, Cronos, Ka, HB20, Sportage e Duster.

Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Hyundai HB20 [Latin NCAP]

>>Corolla Cross vs Taos: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo

>>Taos Highline vs Compass S: quem é rei dos SUVs médios? | Comparativo

>>Taos Comfortline é forte custo-benefício entre SUVs médios | Avaliação